Merenda escolar na rede pública municipal de Cachoeirinha passou por transformação na gestão atual




Mais atrativo aos alunos, cardápio é sempre elaborado com variedades diferentes de alimentos e preparações

Alvo de críticas no passado, a merenda escolar em Cachoeirinha está em outro momento. Os cardápios, diversificados, são desenvolvidos pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para todas as idades e com adaptações para alunos com necessidades alimentares especiais.

Com o intuito de tornar o cardápio mais atrativo aos alunos, a elaboração é sempre desenvolvida com variedades diferentes de alimentos e preparações, como suflê de legumes, pão de queijo, pizza de sardinha, sanduíche natural, milk-shake e bolo. Para as crianças menores de 3 anos também são pensadas preparações diferentes adequadas à idade, como pão caseiro sem açúcar, cookies caseiros de banana, bolo sem açúcar e panqueca com recheio de banana.

Neste contexto, o prefeito Cristian destaca o impacto das melhorias realizadas nos últimos anos. “A alimentação escolar em Cachoeirinha vive um novo momento. Investimos em cardápios mais variados, saudáveis e pensados para cada faixa etária, porque sabemos que essa refeição faz diferença no aprendizado e no desenvolvimento das nossas crianças. Esse avanço é fruto do trabalho dedicado da equipe da Educação e do nosso compromisso em cuidar bem dos alunos da rede municipal.”

Também são feitos cardápios diferenciados para datas comemorativas, como a Semana Farroupilha, com alimentos típicos, e o mês das crianças com o Dia do Hambúrguer. “A alimentação escolar é um investimento importante. Sendo para muitas crianças uma fonte nutricional importante para que ela possa se desenvolver, nutrientes, carboidrato e tudo ali, considerando a sua idade e a necessidade da alimentação”, explica a titular da Smed, Isabel Fonseca.

Segundo a secretária, os cardápios são enviados para as escolas mensalmente e são fixados num mural para os pais terem acesso. “Para os bebês, além disso, ainda têm uma agenda fornecida pela Smed, que indica se a criança se alimentou e quantas refeições fez”, detalha Isabel. Atualmente, são servidas duas refeições nas escolas que oferecem quatro horas. Já nas escolas de 12 horas, é oferecido um cardápio ainda maior, com diversificados lanches e refeições.


Planejamento e investimento

A nutricionista responsável técnica da Smed, Marta Gaspary, lembra que todas as escolas municipais receberam no início do ano o receituário atualizado com as receitas das preparações previstas para auxiliar no planejamento e execução das refeições. “Além disso, os estabelecimentos de ensino também estão sendo melhor equipados com fogões, fornos, geladeiras e freezers novos, conforme necessidade”, conclui a nutricionista.

O Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar realiza anualmente formação para a equipe de cozinheiras e para as direções das escolas a respeito das boas práticas para manipulação de alimentos e gestão da alimentação na escola, além de acompanhar em visitas técnicas o trabalho realizado.

“A gente evoluiu muito, as crianças estão experimentando frutas que não comiam antes, como melancia, melão, mamão e kiwi”, salienta a secretária Isabel, saudando um novo momento na alimentação escolar do município.

Os pais podem registrar elogios, tirar dúvidas ou reclamações sobre a merenda através da ouvidoria da prefeitura municipal no WhatsApp: 51 993794149.

Postar um comentário

0 Comentários