GRAVATAÍ | Carros de som circulam pela cidade solicitando que a população não desperdice água



Durante o mês de janeiro, diversas medidas estão sendo tomadas, diariamente, pelo governo municipal para conter os impactos do fenômeno climático La Ninã, que resulta na diminuição das chuvas em nossa região, baixando os níveis dos pontos de captação de água no Rio Gravataí. Entre elas, está a circulação de cinco carros de som emitindo uma mensagem de apelo para que a população não desperdice água, a fim de evitar um possível racionamento dos recursos hídricos na cidade.


Durante a mensagem, o governo também reforça a importância de a população ter uma caixa d'água em suas residências, garantindo o abastecimento mesmo quando o sistema de distribuição sofre alguma intercorrência, seja por fatores climáticos, como o La Ninã, ou decorrente de ações de manutenção. A campanha, que atingirá todas as regiões do município, segue até a próxima sexta-feira, 28.


Apelo à Granpal


Durante este mês de janeiro, o prefeito Luiz Zaffalon, juntamente com outros prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), também, discutiu o problema da estiagem no Estado. Na ocasião, Zaffa cobrou a execução de uma obra, já autorizada pelo Governo do Rio Grande do Sul, para a construção de 13 microbarragens no Rio Gravataí.

"Desde 2018, o Estado tem autorização para fazer o estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) e, até agora, não o fez. Assim, corre o risco de perder os recursos de projetos e da execução das microbarragens. Enquanto isso, mais de 500 mil pessoas correm o risco de ficar sem água para beber. É isto que estou cobrando do Governo do Estado", ressaltou o prefeito.



Texto: João Pedro Espíndola/PMG - Foto: Divulgação 



Postar um comentário

0 Comentários