Cachoeirinha participa da Eco Expo 2025, em São Paulo







Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade trocou informações sobre ações de educação ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) participou da Eco Expo 2025, realizada em São Paulo no final de outubro. O evento, reconhecido como o maior da América Latina no setor, reuniu expositores de mais de 40 países nas áreas de resíduos sólidos, saneamento básico, cooperativas de triagem, gestão de resíduos, tecnologias e inovações ambientais.

O professor David Cafruni, representando a SMMAS, foi convidado a participar e integrar as visitas técnicas promovidas durante o evento. As atividades possibilitaram intercâmbio de conhecimentos e a observação de experiências de referência nacional e internacional na área de gestão de resíduos sólidos, incluindo a apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do município de São Paulo — alinhado às diretrizes da Agenda 2030 da ONU e aos princípios da Nova Agenda Urbana (NAU). O plano contempla uma população de aproximadamente 12 milhões de habitantes, assegurando coleta domiciliar universalizada em todo o território municipal.

O secretário municipal Eduardo Quintana destacou a importância da participação de Cachoeirinha na feira, enfatizando que o evento “possibilita a ampliação do conhecimento técnico, o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das ações de educação ambiental por meio de redes e coletivos”.

Durante as visitas técnicas, foram apresentadas as empresas Ecourbis Ambiental e Loga, concessionárias responsáveis pela coleta de resíduos sólidos da cidade de São Paulo, ambas com contratos de 20 anos para prestação dos serviços.


Parceiros e expositores internacionais

Além disso, Cafruni visitou a cooperativa Coopercaps, referência em triagem e reaproveitamento de resíduos recicláveis, onde pôde conhecer suas práticas operacionais, sociais e de gestão.

Durante o evento, também reencontrou parceiros e expositores internacionais, como Libero Scotizzo, presidente da Macpresse Europa (Itália), e Mauro Bernardes, do Grupo Recicla Gestão Sustentável, de Cachoeirinha.

Durante o encontro, o representante da SMMAS estabeleceu contato com o CEO da Eco Expo, Jesus Gomes, com vistas à participação de Cachoeirinha na edição de 2026, quando o município deverá apresentar um painel técnico sobre políticas públicas e ações municipais voltadas à sustentabilidade, com potencial de replicação em outras cidades do país.

Postar um comentário

0 Comentários