Summit Empreender 40+ estreia em Porto Alegre e celebra o protagonismo da maturidade profissional

Foto: Alina Souza



Evento marcou o lançamento nacional do ecossistema Empreender 40+ e reuniu 650 participantes entre grandes nomes da comunicação, inovação e empreendedorismo do país em um dia inteiro de trocas, conexões e inspiração

O Summit Empreender 40+, realizado em 29 de outubro no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, marcou um importante passo na valorização da maturidade profissional no Brasil. Idealizado por Fabinho Vargas, Fábio Bernardi e Fernando Puhlmann, o evento reuniu 650 pessoas entre empreendedores, executivos e profissionais em transição de carreira para um dia de palestras sobre reinvenção, propósito e protagonismo após os 40 anos. O ecossistema Empreender 40+ seguirá ampliando suas ações através da plataforma Empreender 40+ com eventos, imersões, podcasts, mentorias, livros e ativações de networking que fortalecem conexões e compartilhamento de conhecimento.

Durante a abertura, Fabinho Vargas apresentou o tema "Quando a Bagagem Vira Vantagem", provocando uma reflexão sobre como a trajetória acumulada se torna diferencial competitivo num mercado que valoriza diversidade geracional e capital humano experiente. Já Fábio Bernardi e Lara Piccoli compartilharam suas vivências em "Como Ser Sócios na Vida e nos Negócios", mostrando que a parceria e o aprendizado mútuo são pilares da reinvenção. Fernando Puhlmann, além de mediar painéis, reforçou o propósito do movimento Empreender 40+, que nasce com a missão de transformar a experiência em ativo estratégico. "Este é só o começo de um movimento que veio para ficar e transformar o empreendedorismo no Brasil", destacou Puhlmann.

A programação contou ainda com nomes como Luciano Potter e Cesar Cidade Dias, que discutiram "O Desafio de Mudar o Rumo Depois dos 40", e Pedro Janot, ex-CEO da Azul Linhas Aéreas, que trouxe uma inspiradora reflexão sobre resiliência e liderança humanizada, narrando sua trajetória de superação e aprendizado após o acidente que o deixou tetraplégico. "A vulnerabilidade é um ativo que nos conecta e nos ensina a liderar de verdade", afirmou.

Jair Kobe, criador do icônico Guri de Uruguaiana, trouxe leveza e humor em "Do Personagem à Realidade", mostrando como transformou seu talento em oportunidade de monetização e transformação profissional. Tulio Milmann, Daniel Scola, Danielle Cosme e Alice Urbim também integraram a programação, abordando temas como curiosidade, autoconhecimento e os desafios de empreender após os 40.

O evento reuniu palestras inspiradoras sobre autoconhecimento, longevidade e inovação. A empreendedora Cris Paz, em "40 é idade, não limite", destacou a importância da coragem para enfrentar o etarismo e ver o amadurecimento como reinvenção. A comunicadora Fátima Torri, fundadora da FTCom, emocionou com "Depois dos 60: o melhor projeto sou eu", ao relatar sua trajetória de superação e a criação do projeto Fala Feminina. Já o estrategista André Foresti, da TroubleMakers, provocou reflexões sobre o papel humano na era da inteligência artificial, enquanto Rafael Martins apresentou "A Inteligência Artificial Engolindo o Mundo", mostrando como as IAs estão redefinindo a produtividade e a criatividade nas empresas.

Outro ponto alto foi o painel "Empreendedorismo Social Também Gera Lucro", com Vinicius Lima, Rodrigo Sabiah e Michel Couto, que trouxe à tona histórias reais de negócios com impacto positivo. O trio mostrou que propósito e rentabilidade não são opostos, mas forças complementares de transformação. Rodrigo Sabiah destacou o projeto Reciclando Vidas, voltado ao acolhimento e reintegração de egressos do sistema prisional. "Atendemos essas pessoas para ajudá-las a retornar ao convívio social, oferecendo acompanhamento psicossocial e jurídico", explicou.


Sobre o Empreender 40+

O maior ecossistema de empreendedorismo para quem tem mais de 40 anos do Brasil. Nasceu da convicção de que a maturidade profissional é uma vantagem, não um obstáculo. O projeto é um movimento que conecta profissionais experientes, oferecendo ferramentas, conhecimento e uma rede de apoio para transformar trajetórias em novos sucessos empresariais. O ecossistema pretende realizar eventos, programas de imersão, podcast, canal do YouTube, mentorias de capacitação, livros, workshops, confrarias e ativações de networking para criar uma rede de conhecimento, debates e conexões que potencializa a experiência como um ativo e diferencial no mercado.

Postar um comentário

0 Comentários