Projeto Sala Mobiliza é inaugurado em escola municipal de Porto Alegre e transforma rotina com aprendizado criativo e sustentável




Foto: Wes Filmaker




Iniciativa foi inaugurada ontem (27) na Escola Municipal João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes e chega hoje (28) na Escola Presidente João Belchior Marques Goulart



Um novo espaço lúdico, repleto de livros e experiências interativas, abriu as portas para um universo de descobertas e aprendizado na Escola Municipal João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, em Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira (27), com a inauguração do projeto Sala Mobiliza. A iniciativa chega para transformar a rotina escolar, despertando a curiosidade, estimulando a criatividade e oferecendo aos professores e estudantes um ambiente mais dinâmico, inspirador e voltado ao conhecimento. Hoje (28), será a vez da Escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart receber o projeto que vai beneficiar mais de 680 estudantes da rede pública nas duas escolas da capital gaúcha.

Promovido pela Rede Educare, com patrocínio da Toyota, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o Sala Mobiliza leva às escolas municipais ambientes inovadores voltados à aprendizagem, leitura, ciência e sustentabilidade. O projeto oferece um espaço lúdico e inspirador, equipado com 1.200 livros, 30 jogos e brinquedos educativos, instrumentos científicos e mobiliário temático, pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Cada escola também recebe quatro notebooks, ampliando as experiências interativas. Voltado à educação ambiental e científica, o ambiente aborda temas como mobilidade, energia, reciclagem e educação para o trânsito, conectando o conhecimento ao cotidiano e convidando alunos e educadores a explorar soluções sustentáveis de forma inclusiva e inovadora.

Cada detalhe da sala foi planejado para despertar diferentes habilidades e percepções. Com cores, símbolos e elementos que convidam à reflexão, o ambiente se transforma em um verdadeiro laboratório de ideias e emoções, onde aprender significa também sonhar, criar e agir em prol de um futuro mais sustentável, inclusivo e consciente.

Na EMEF João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, o projeto vai beneficiar cerca de 130 estudantes matriculados na Educação Infantil, Fundamental I e II (4 a 15 anos). "O projeto Sala Mobiliza vem reafirmar o papel transformador da biblioteca, onde o real e o imaginário se encontram, proporcionando aos estudantes a compreensão das múltiplas realidades. É um lugar que estimula a leitura, o diálogo e a criatividade, ajudando na formação das ideias, no desenvolvimento das emoções e no fortalecimento do senso de pertencimento cultural. Mais do que um ambiente de leitura, a biblioteca se torna um espaço de descobertas, onde os alunos assumem o protagonismo na construção de uma aprendizagem ativa e criativa", afirma a diretora Luciene Brandão.

Projeto futurista - Um exemplo é o espaço Cidade do Futuro, que convida os alunos a imaginar e construir uma cidade sustentável e tecnológica, inspirada na Woven City, projeto futurista da Toyota no Japão. A experiência pode ser explorada por meio de um vídeo acessado via QR Code, que mostra como mobilidade inteligente, tecnologia e sustentabilidade se integram para transformar as cidades. Com mais de 500 peças de LEGO e placas de acrílico, os estudantes montam sua própria cidade do futuro, unindo criatividade e aprendizado em uma vivência colaborativa que demonstra como o planejamento urbano pode ser inovador, consciente e inspirador.

Já o Espaço Maker estimula os alunos a explorar, inventar e colocar a mão na massa, experimentando soluções criativas para temas como mobilidade, energia e sustentabilidade. Com ferramentas e tecnologias variadas, eles constroem, testam e aprimoram ideias, desenvolvendo habilidades técnicas, pensamento crítico e colaboração, preparando-se para enfrentar os desafios do futuro de forma inovadora e consciente. O Cantinho da Sustentabilidade é outro espaço inovador onde os estudantes aprendem sobre reciclagem, reaproveitamento e consumo responsável. Com elementos que remetem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o espaço reforça a importância das pequenas atitudes que fazem grande diferença na preservação do planeta.

O Espaço AEE (Atendimento Educacional Especializado) destaca o acolhimento e a inclusão na Sala Mobiliza, oferecendo escuta, conforto e apoio às diferentes necessidades dos alunos. Com painéis psicomotores, brinquedos educativos e atividades como o alfabeto em Libras, o espaço promove a participação, a exploração e o sentimento de valorização de cada criança, reforçando que o aprendizado acontece melhor quando há empatia e respeito. Já o espaço Pesquise, Sonhe e Inove incentiva o olhar investigativo e o pensamento científico, provocando os alunos a fazer perguntas, buscar respostas e propor novas ideias.



A segunda escola a receber a iniciativa é a EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart com seus 550 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. "Depois da enchente de maio de 2024, quando nossa biblioteca foi completamente destruída, juntamente com o restante do andar térreo da escola, a Sala Mobiliza vem agora qualificar o movimento de recomposição dos hábitos de leitura de nossa comunidade escolar, contribuindo na reconstituição do acervo e fortalecendo, com seu formato e intencionalidade, o espírito que anima toda nossa comunidade na reconstrução da escola e no permanente desafio de fazer uma educação qualificada e socialmente orientada", destaca o diretor Manoel José Ávila da Silva

Além do novo espaço físico, cada escola contará com a capacitação de 30 educadores para o uso pedagógico do acervo e dos recursos disponíveis. Os cursos, oferecidos em plataforma online, abordam temas como contação de histórias, alfabetização, formação de leitores e inclusão, e são certificados. Antes das inaugurações em Porto Alegre, o projeto também será implementado em três escolas de Guaíba: Escola Municipal Arlindo Stringhini, Escola Municipal Amadeu Bolognesi e Escola Municipal Inácio de Quadros, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando ainda mais estudantes da rede pública.



"Em um ano de COP30 no Brasil, o Sala Mobiliza nasce como a realização de um sonho coletivo que une Toyota, poder público e escolas, conectando mobilidade, eletrificação e consciência climática — em Porto Alegre e Guaíba, plantamos sonhos com livros e educação. Acreditamos no futuro, mas precisamos cuidar do planeta agora e educação é parte da solução", afirma Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.



"Na Fundação Toyota do Brasil, temos o compromisso de fomentar o desenvolvimento das futuras gerações. O projeto 'Sala Mobiliza' materializa essa visão ao unir educação, sustentabilidade e inovação em um único ambiente. Levar para as escolas um espaço que estimula a criatividade e o aprendizado sobre temas como mobilidade e meio ambiente é a nossa forma de contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro, capazes de construir uma sociedade mais consciente e inclusiva", afirma Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.




Sobre a Rede Educare

Fundada em 2008, a Rede Educare nasceu da convicção de que transformar realidades é possível quando pessoas, empresas, governos e organizações se unem em torno de um propósito comum. Ao longo desses 17 anos, consolidou-se como referência nacional em projetos de impacto social, promovendo diálogos que transformam vidas. Especialista em leis de incentivo, a Rede Educare atua em todo o Brasil, conectando produtores e empresas que acreditam na força da cultura, do esporte, da saúde e das ações sociais para realizar projetos inovadores e transformadores. Saiba mais em: redeeducare.com.br



Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 67 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6,7 mil pessoas. A Toyota é a fabricante líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 30 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas ("Happiness for All") e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.



SERVIÇO

Inauguração | Projeto Sala Mobiliza

Data: 28/10

Horário: 14h

Local: EMEF Pres. João Belchior Marques Goulart

Endereço: Rua João Luiz Pufal 100, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi, Porto Alegre/RS, CEP 91120-530

Postar um comentário

0 Comentários