Lula e Cristian enfrentam novos pedidos de impeachment


Presidente Lula e Prefeito Cristian enfrentam
novos pedidos de impeachment



Dois pedidos de impeachment protocolados em níveis distintos do poder público reacenderam o debate sobre governabilidade e responsabilidade política no Brasil. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é alvo de denúncia por supostas irregularidades na condução da economia nacional, o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem (MDB), enfrenta um novo pedido de cassação por possíveis infrações político-administrativas no município.

No caso do presidente, o pedido foi apresentado pelo deputado estadual e presidente do Solidariedade no Paraná, Fernando Francischini, na última sexta-feira (24). A denúncia alega crimes de responsabilidade relacionados à má gestão orçamentária, improbidade administrativa e atentados contra direitos individuais e sociais. O texto menciona um alegado “rombo” de R$ 4,4 bilhões nos Correios, irregularidades no Programa Pé de Meia e a alteração da meta fiscal de 2025, que teria aberto espaço para déficit estimado em R$ 30,9 bilhões. O documento ainda cita gastos com viagens oficiais e acusa o governo federal de promover “ambiente de cerceamento da liberdade de expressão”, em referência à proposta de regulação das redes sociais.

Em Cachoeirinha, o cenário também é de tensão política. Uma semana após a Câmara de Vereadores aprovar a abertura do processo de impeachment do prefeito Cristian Wasem e do vice-prefeito João Paulo Martins, um novo pedido foi protocolado pelo suplente de vereador Valdemir de Almeida (PL) nesta quarta-feira (29). A denúncia, de 64 páginas, cita contratações irregulares, pedaladas fiscais no regime de previdência municipal (IPREC), pagamento de despesas sem empenho e omissão de informações ao Legislativo. Parte das acusações se refere ao período em que o vice-prefeito exerceu interinamente o comando do Executivo.

Apesar de ocorrerem em contextos e esferas distintas, a semelhança temporal dos casos também suscita uma reflexão sobre a coerência do discurso político: quem apoia o impeachment de Cristian, também apoia o impeachment de Lula? E vice-versa?


Postar um comentário

0 Comentários