Unidade de referência em Cachoeirinha foca no cuidado integral da população com 60 anos ou mais
O Brasil está envelhecendo. Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de 7,06% na população acima de 65 anos. No Rio Grande do Sul, 20,15% dos habitantes são idosos. Em Cachoeirinha, a Secretaria Municipal da Saúde estima que 21,6 mil moradores – cerca de 16% da população – tenham mais de 65 anos.
Para atender esse público, o município conta com o Centro de Saúde da Pessoa Idosa, serviço de referência que complementa as Unidades Básicas de Saúde e oferece cuidado integral, humanizado e especializado para pessoas com mais de 60 anos. Em média, são realizados 900 atendimentos por mês, com foco na manutenção da autonomia, prevenção de agravos e promoção de um envelhecimento saudável.
O espaço dispõe de nove consultórios e áreas de convivência, reunindo profissionais de diferentes áreas: médicos, enfermeiros, geriatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, educador físico, dentista e terapeutas integrativos.
Um ano em novo endereço
Desde junho de 2024, o Centro funciona em novo espaço, na Avenida Mário Tavares Haussen, 140, na Vila City. Segundo a secretária municipal da Saúde, Bianca Breier, a mudança ampliou a capacidade de atendimento e diversificou os serviços. “O Centro de Saúde do Idoso não é apenas uma unidade de saúde. É um espaço multidisciplinar, que vai além do atendimento médico e de enfermagem. A ampliação trouxe novas atividades, como pilates, reiki e grupos de movimento. Aqui, não cuidamos apenas da saúde física, mas também da saúde mental, promovendo pertencimento e qualidade de vida.”
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Como funciona
O acesso ocorre por encaminhamento das unidades básicas de saúde ou por livre demanda para idosos a partir de 75 anos. O acompanhamento tem início com o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20), recomendado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Caciana Pavi, coordenadora de Políticas Públicas de Saúde da Pessoa Idosa, o processo inclui uma Avaliação Ampla Geriátrica para traçar um plano individualizado. “Quem cuida de um idoso também precisa de cuidado. Nosso trabalho é olhar para a família, porque fragilidade e sensibilidade afetam todos. Como costumo dizer, precisamos dar vida aos anos, e não apenas anos à vida.”
Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, pilates clínico, atividade física orientada, visitas domiciliares e ações educativas.
Atendimento domiciliar
O Programa de Atenção Domiciliar garante suporte a idosos acamados em áreas não cobertas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é oferecer cuidado humanizado no ambiente familiar, inclusive aos familiares que também recebem apoio da equipe.
Práticas integrativas
O Centro também é referência na oferta de Práticas Integrativas de Saúde (PICS), como terapia comunitária, grupos de envelhecimento saudável, reiki e atividades físicas.
Segundo a coordenadora Fabiana Rude, essas práticas não substituem o tratamento tradicional, mas complementam o cuidado. “As PICs são indicadas conforme a necessidade de cada paciente e contribuem para prevenção, recuperação da saúde e fortalecimento dos vínculos sociais.”
Histórias de vida
A aposentada Maria Jaci Medeiros da Silva, 81 anos, moradora da Cohab, é um exemplo do impacto positivo do atendimento. “De dois anos para cá, minha saúde melhorou muito. Estou mais forte fisicamente e também da cabeça, porque posso conversar e me sentir ouvida. Hoje tenho mais disposição”, relata.
Além dos cuidados, ela valoriza a convivência com outros idosos: “Vou dançar muito no baile! A fisioterapia me ajuda a ficar mais forte para aproveitar cada momento.”
Localização
Centro de Saúde da Pessoa Idosa
Endereço: Avenida Mário Tavares Haussen, 140 – Vila City – Cachoeirinha
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
0 Comentários