Entidades tradicionalistas iniciam montagem para o Acampamento Farroupilha de Esteio


Via Ascom - foto: Rosiele de Mello


Os primeiros galpões com paredes de costaneira começam a tomar forma no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil para o início do Acampamento Farroupilha de Esteio, que será aberto na próxima sexta-feira (19), às 20h, com a chegada da Chama Crioula. As primeiras churrasqueiras também já foram instaladas e a graxa já está pingando na brasa, dando uma pequena mostra de como será a parte “gastronômica” de um dos maiores eventos realizados pela Administração Municipal.

Nesta terça-feira (16), os piquetes foram autorizados a iniciar a montagem nos pavilhões Internacional e do Artesanato. Um dia antes, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) começou as instalações das estruturas no Pavilhão da Agricultura Familiar, com a construção do Piquete Guido Doebber, a “sede” da Prefeitura durante a festa tradicionalista, do palco onde alguns dos maiores nomes da música gaúcha vão se apresentar em shows e bailes, e do tablado onde milhares de visitantes vão mostrar toda habilidade na vaneira, chamamé, chote e outros ritmos gauchescos.

Enquanto a gaita não ronca pelo Parque Assis Brasil, acompanhada do inseparável violão, o som que se ouve por todos os lados é dos serrotes, furadeiras e martelos trabalhando sem parar para deixar tudo pronto.

Uma das primeiras entidades a iniciar a montagem foi o Piquete Galpão de Estância, fundado no ano 2.000 por Marcolino Costa junto com alguns colegas de trabalho e familiares que participa há 25 anos do acampamento esteiense. “No começo era tudo muito simples. A gente marcava o espaço no chão com tijolo e montavam barracas de camping com lona. Quando dava vento, caía tudo”, relembra o mecânico, hoje com 61 anos. “Até que veio a ideia de levantar pequenos galpões. Hoje, está cada vez mais organizado e bonito ", elogiou.

Com mais de 70 integrantes, a entidade mantém viva a tradição não apenas no convívio e nas rodas de chimarrão, mas também no projeto cultural que apresenta todos os anos. “Nosso projeto sempre foi voltado a objetos antigos, como bandeiras, artigos domésticos, ferramentas e rádios. Também mostramos a bandeira do Rio Grande, explicando o significado dos símbolos. É uma forma de ensinar às crianças e até mesmo aos adultos sobre a tradição”, destacou.

Para Marcolino, cada edição é marcada pela mesma expectativa: “A gente sempre espera que tudo dê certo, como tem se dado ao longo dos anos. E é isso que nos motiva a manter viva a tradição, passar o conhecimento e celebrar a cultura gaúcha”, completou.

Vai ter até show internacional
O Acampamento Farroupilha de Esteio, que se estenderá até o dia 27, contará com a participação de 110 entidades, entre piquetes e CTGs, reunindo música, gastronomia e confraternização em (confira a programação abaixo).

Esse ano, um dos destaques do evento esteiense será o show internacional no dia 24 de setembro com a cantora uruguaia Catherine Vergnes, que tem conquistado espaço no Rio Grande do Sul com sua música que mescla o folclore tradicional com o moderno, num show de muita energia.

Além da “Cate”, o palco que será montado no Pavilhão da Agricultura Familiar - durante o evento é rebatizado de 20 de Setembro - será ocupado por grandes nomes da música regional em shows com a dupla César Oliveira & Rogério Melo, Luiz Marenco, Joca Martins, Os Fagundes e o Grupo Carqueja, entre outros.

Também representantes da primeira linha da música gaúcha são os grupos que animar os bailes. Tchê Guri, Os Serranos, Chiquito & Bordoneio, Karaguattá, Tchê Barbaridade e Os Garotos de Ouro, entre outros “conjuntos”, prometem colocar todo mundo pra dançar no final de cada dia da programação.

O evento tradicionalista vai contar, ainda, com a tradicional mostra cultural, realizada pelos piquetes e CTGs que participam do evento; concursos de cuca e comida campeira; e torneios de truco, bocha, futebol de bombacha e tiro com estilingue – também chamado no Rio Grande do Sul de funda. Alunos de escolas de Esteio e de cidades vizinhas que visitarem o Parque durante o dia poderão participar de oficinas culturais e de brincadeiras folclóricas e assistir a contações de histórias ou peças de teatro. O pessoal com mais idade vai dançar a valer com o Baile 60+ e quem tem fé poderá participar da Missa Crioula. Aulão de Fandango, apresentações do Coro Municipal e de grupos de dança e o tradicional Desfile Farroupilha do dia 20 de Setembro também fazem parte da programação (veja abaixo).

A mudança do período da festa (originalmente, ocorre de 13 a 20 de setembro) se deve a data da 48ª Expointer, encerrada no dia sete de setembro, o que inviabilizou a montagem das estruturas necessárias a tempo para o evento.

A expectativa da SMCEL, que organiza o evento com apoio da Associação dos Piquetes de Esteio, dos CTGS esteienses e do grupo Cavaleiros sem Fronteira, é que mais pessoas participem da programação de Esteio este ano, uma vez que os demais eventos na região já vão ter sido encerrados.

A entrada e o estacionamento, como sempre, serão gratuitos. O acesso deve ser feito pelo Portão 7 (Av. Celina Kroeff) até as 23h.

Programação completa em:




Postar um comentário

0 Comentários