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Movimentar o corpo é a solução para combater dores no frio





Ortopedista ensina como atravessar o inverno sem dores musculares

O inverno se aproxima e já se sente no corpo os reflexos das temperaturas mais baixas. Quem faz parte do grupo de pessoas que sofre com dores crônicas – articulações, lombar, de tendão, ligamentos, entre outras – vivencia ainda mais incômodos no frio.

Neste período do ano o corpo diminui a circulação para manter a temperatura, aumentando a viscosidade do líquido sinovial – líquido dentro das articulações para lubrificá-las – gerando maior rigidez nas articulações e, por consequência, mais dores. Além disto, o corpo naturalmente se contrai, diminuindo a capacidade de elasticidade dos músculos, explica o médico ortopedista Guilherme Fernandes, acrescentando que o frio também propicia maior possibilidade de lesões. Nas temperaturas mais baixas, os vasos sanguíneos contraem. “A vasoconstrição periférica ocorre para aumentar a temperatura do corpo e propiciar suporte sanguíneo a órgãos nobres, como o coração”, explica o médico.

Como saída para combater as dores, Fernandes é taxativo: “O movimento eleva a temperatura corporal, diminuindo a dor”. Segundo o médico erradamente a tendência das pessoas, em dias mais frios, é ficar em casa e, em uma relação inversa, quanto menos movimento, mais dores. “Não podemos usar o frio como desculpa”, observa.

Dicas para evitar dores no frio:

  • Agasalhar-se corretamente, protegendo as extremidades (pés e mãos);
  • Alongar-se com frequência. Para quem pratica atividades físicas, alongamento antes dos exercícios;
  • Quem faz exercício iniciar bem agasalhado, ao final do treino vestir novamente agasalho;
  • Evitar grandes trocas de temperatura, pois choque térmico pode trazer mais dores ligamentares e de tendão;
  • Espreguiçar-se ao acordar e algumas vezes durante o dia;
  • Manter o quarto aquecido durante a noite;
  • Massagens estimulam a circulação do sangue e destravam a musculatura;
  • Hidroterapia em piscinas aquecidas são um alívio para dores articulares e musculares no inverno;
  • Pessoas que sofreram fraturas ou sofrem de doenças ósseas degenerativas devem fazer fisioterapia;
  • Bolsas de água quente proporcionam alívio imediato em caso de dores musculares e sintomas da artrose, fibromialgia e artrite.

Por Carmen Carlet/Ascom - imagem: divulgação





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