Foragido por estupro é preso por guardas municipais em Cachoeirinha






Acusado tinha mandado de prisão em aberto e também constava como desaparecido, segundo informações do CICC e da Guarda Municipal

Por André Guterres - foto: divulgação

Na noite de terça-feira (1º), uma ação de abordagem social da Prefeitura de Cachoeirinha, motivada pela queda brusca de temperatura, acabou revelando um foragido da Justiça no Abrigo Municipal. Por volta das 22h, durante consulta de rotina no sistema integrada do Centro de Comando e Controle (CICC), os guardas municipais identificaram que um dos acolhidos possuía mandado de prisão em aberto por roubo seguido de estupro.

O mandado foi expedido pela Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, e o homem também constava no sistema como desaparecido por sua família, que havia registrado ocorrência anteriormente.

Abordagem ocorreu durante ação emergencial por causa do frio

A detenção aconteceu durante uma operação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que intensificou as rondas e acolhimentos a pessoas em situação de rua devido ao frio intenso que atingiu a região. Ao ser convidado para passar a noite no abrigo, o foragido aceitou. Na triagem de entrada do albergue, foi constatado o mandado de prisão contra o indivíduo.


Encaminhamento à UPA e posterior prisão

Após a constatação da identidade e confirmação do mandado judicial, o suspeito foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Prefeito Francisco de Medeiros, no bairro Jardim do Bosque, para realização de exame de lesões corporais, conforme procedimento padrão.

Em seguida, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, onde o caso foi formalizado e o mandado devidamente cumprido.


A tecnologia e a integração que levaram à prisão

A prisão só foi possível graças à integração dos sistemas do CICC, que conecta as forças de segurança de Cachoeirinha com bancos de dados estaduais e federais. A plataforma é constantemente usada em operações da Guarda Municipal, facilitando a identificação de pessoas foragidas, desaparecidas ou com histórico criminal.




Postar um comentário

0 Comentários