Vulnerabilidades sociais e intersetorialidade pautam 1º Seminário do SUAS em Cachoeirinha
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) promoveu, na quinta-feira (6), o 1º Seminário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Cachoeirinha, reunindo equipes técnicas, profissionais da rede socioassistencial e representantes do Judiciário para debater estratégias de proteção e inclusão. O encontro, realizado no espaço Facilita do Shopping do Vale, trouxe o tema Vulnerabilidades Sociais e Intersetorialidade - Caminhos para a Proteção e a Inclusão, destacando o papel compartilhado das políticas públicas no enfrentamento das desigualdades.
Diálogo entre serviços e rede de proteção
O seminário apresentou práticas e iniciativas desenvolvidas pelos serviços de proteção social especial de média complexidade, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência para População em Situação de Rua (CREPop-Rua), além de outros equipamentos que compõem a rede de atendimento.
Participaram como palestrantes a juíza da Vara de Família e Juizado da Infância e Juventude, Tatiana Martins da Costa, e a juíza da 3ª Vara Cível e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Suelen Oliveira. Também contribuíram a psicóloga Thalita Corso e a assistente social Samanta Maciel, do CREAS, as conselheiras tutelares Liziane Machado, Clarice Euler e Nair Silveira, além da equipe do CREPop-Rua, representada por Tomazeski de Azevedo, orientadores sociais, estagiários e orientadores pedagógicos.
A troca de experiências também contou com a presença de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD e da coordenação da Agência FGTAS/Sine de Cachoeirinha.
Fortalecimento da rede e valorização profissional
Para o secretário da SMCAS, Paulo Pedroso, o seminário reforça a importância da integração entre setores que atuam na garantia de direitos. Segundo ele, o encontro fortalece a articulação da política pública de Assistência Social e valoriza o trabalho técnico desenvolvido no atendimento às famílias e indivíduos em situação de violação ou risco social.
O secretário destacou que ações como essa contribuem diretamente para a consolidação da proteção social de média complexidade no município, favorecendo respostas mais qualificadas e integradas para as vulnerabilidades identificadas no território.
O seminário marcou um passo estratégico no aprimoramento das políticas socioassistenciais de Cachoeirinha, incentivando o diálogo permanente e o fortalecimento da atuação conjunta entre profissionais, instituições e comunidade. A iniciativa reforça o compromisso municipal com a proteção social, inclusão e garantia de direitos.


0 Comentários