Movimento Down Chute no Preconceito lança exposição no Gravataí Shopping

 



Localizada na Vila das Cores, a exposição produzida por jovens com Síndrome de Down exalta pontos turísticos do município


No dia 17 de outubro, o Gravataí Shopping recebe entre as atividades culturais do empreendimento uma mostra fotográfica inédita: a "Fotógrafos Eficientes". A iniciativa, organizada pelo Movimento Down Chute no Preconceito conta com o incentivo da Lei 14.399/2022 e apoio da Parkolor - Casa da Fotografia e Viacolor, reunindo 13 quadros fotográficos produzidos por jovens com Síndrome de Down, destacando a visão única de cada um e o poder da fotografia como ferramenta de inclusão e expressão artística. A exposição segue disponível ao público até o dia 31 de outubro e será inaugurada com um coquetel de abertura, reunindo os participantes e suas famílias em um momento de celebração.

Localizada na Vila das Cores, a mostra apresenta o resultado de um processo de aprendizado e sensibilidade que percorreu pontos turísticos de Gravataí. A ideia da exposição nasceu a partir do curso gratuito promovido pelo Movimento Down Chute no Preconceito realizado por meio de incentivos da Lei 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc, via Edital de Fomento da Prefeitura de Gravataí, promovendo a inclusão social e o estímulo de pessoas com Síndrome de Down à adentrarem ao mercado de trabalho através da profissão de fotógrafo.

O processo do curso oportunizou a jovens e adolescentes a vivência do aprendizado em técnicas fotográficas, além do experimento do olhar artístico e da produção de suas próprias imagens. As atividades se estenderam através de quatro encontros, em que os alunos tiveram orientações, palestras e debates sobre imagem. Um dos palestrantes foi João Vicente, fotógrafo e pessoa com Síndrome de Down, que compartilhou com o grupo sua trajetória e experiências na fotografia. "Gostei muito de poder compartilhar meu conhecimento com os jovens e poder contar sobre a história da fotografia, além da experiência durante o meu primeiro registro. Espero poder ter ajudado na formação desses novos fotógrafos e que venham muitas novas exposições pela frente", comenta João Vicente.

Charlene Nunes, fotógrafa da Parkolor que colaborou com a produção do projeto ao lado de sua irmã, Eloisa, destaca que as imagens retratam visões autênticas: "Foi inspirador ver cada participante explorando ângulos, luzes e temas que refletem suas personalidades. Ao longo do curso, percebemos como eles foram ganhando confiança e construindo um estilo próprio, transformando ideias em imagens cheias de significado".

Segundo Charlene, o resultado final vai além da técnica: "Esperamos que o público sinta admiração, emoção e reflexão, reconhecendo que todos têm capacidade de criar e se expressar de formas únicas", aponta.


Pontos turísticos de Gravataí são exaltados na exposição

Como forma de valorizar a cidade, alguns pontos turísticos do município foram escolhidos como modelos para as fotografias. Segundo Juliana Queiroz, presidente do Movimento Down Chute no Preconceito, "a escolha dos locais teve como objetivo destacar a cidade como espaço de talento e cultura, mostrando suas belezas através das lentes dos fotógrafos eficientes".

A exposição conta a realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Prefeitura de Gravataí, da Secretaria Municipal de Cultura de Gravataí e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gravataí. Além do apoio de parceiros como o Gravataí Shopping, Parkolor - Casa da Fotografia, Di Nápoli Pizzaria e Viacolor - Soluções Fotográficas Para Fotógrafos Profissionais.

Postar um comentário

0 Comentários