Conheça Giovana Motta, patrona da 38ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha







Patroa do CTG Sinuelo da Amizade, é a segunda vez que uma mulher é escolhida para liderar este que é um dos eventos mais importantes e prestigiados de Cachoeirinha.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Smcelt) anunciou a patrona da 38ª edição da Ronda Crioula, um dos eventos mais tradicionais de Cachoeirinha. Giovana Motta, Patroa do CTG Sinuelo da Amizade, será a Patrona dos Festejos Farroupilha de Cachoeirinha. É a segunda vez que uma mulher é escolhida para liderar o evento. Antes dela, foi a cavalariana Maria Celena Rocha, em 2018, que também foi a primeira mulher a receber o título de Cavaleira Rio-grandense.

Com uma vida inteira dedicada à cultura tradicionalista, participando ativamente das atividades culturais, dos festejos, dos eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Giovana revela que receber o convite foi uma honra imensa e também uma grande responsabilidade. “É um reconhecimento do meu envolvimento com a nossa cultura e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de representar a força da mulher gaúcha dentro do tradicionalismo. Quero deixar a marca da mulher gaúcha: determinada, acolhedora e que preserva a tradição sem deixar de olhar para o futuro. Pretendo que esta Ronda seja lembrada pela valorização da participação feminina, pelo respeito às nossas raízes e pela integração da comunidade em torno da chama crioula”, disse.

A patrona destaca o papel feminino no tradicionalismo atualmente. “A escolha de uma mulher como Patrona simboliza o reconhecimento de que o tradicionalismo é construído por homens e mulheres lado a lado. Hoje, a mulher tem papel fundamental: é liderança, é guardiã da cultura, é exemplo de dedicação, tanto nos galpões quanto nos palcos, nos rodeios, fandangos e em cada espaço em que a tradição se mantém viva”.

Giovana, para quem a cultura gaúcha sempre fez parte da sua formação e é motivo de orgulho e dedicação diária, deixa uma mensagem de união e de orgulho aos anfitriões: “que possamos viver os Festejos Farroupilhas com respeito, alegria e consciência do valor da nossa história. Que cada cachoeirinhense sinta-se parte desta tradição, levando no coração o exemplo dos nossos antepassados e a esperança de um futuro cada vez mais forte para a nossa cultura”.

Postar um comentário

0 Comentários