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CARTEIRA DE IDENTIDADE: População reclama da dificuldade no agendamento do serviço


Serviço de agendamento é feito de modo on-line no site do Instituto Geral de Perícias (IGP)


Nos grupos de notícias nas redes sociais da região metropolitana, são diversas as reclamações sobre as dificuldades em agendar um horário para a confecção da primeira ou da segunda via da carteira de identidade.

Acompanhei alguns reclamações em grupos de notícias de Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Em grupos de WhatsApp da região as reclamações são as mesmas, a dificuldade em conseguir agendar um horário devido ao sistema on-line mostrar que os horários estão sempre indisponíveis.

Um exemplo é o posto de identificação que fica localizado no subsolo da prefeitura de Cachoeirinha. Antigamente o agendamento era por telefone, onde nas segundas-feiras era possível agendar um horário. Uma moradora de Gravataí efetuou 504 ligações até conseguir agendar uma data. O fato ocorreu no final de 2021. No início de fevereiro, o local passou a oferecer o agendamento on-line, para tentar melhorar a marcação de agendas do serviço, mas as reclamações aumentaram nas redes sociais. A unidade de Cachoeirinha além de atender aos moradores da cidade, também é procurada por moradores de Gravataí, da zona norte da capital, de Canoas e até de Alvorada.

Com a pandemia, muita gente deixou de solicitar o serviço, com a volta a "normalidade", aumentou a demanda pela procura, que estava represada.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação do Instituto Geral de Perícias (IGP), órgão ligado a Secretaria Estadual de Segurança e que gerencia o serviço. O IGP informa que a modalidade de agendamento on-line veio para ficar, pois moderniza o atendimento ao cidadão. Eles também informam que o IGP estão atendendo com quadro completo de funcionários em Cachoeirinha e Canoas, e que o posto de atendimento de Gravataí pode voltar a ser reaberto, já que conversas estão avançadas com a prefeitura de Gravataí.

Abaixo segue o posicionamento do IGP:


O sistema de agendamento eletrônico permanece ativo como um modo para a melhor distribuição de horários, evitando aglomerações e garantindo o intervalo necessário para higienização após cada atendimento. O sistema é o mesmo utilizado por todos os órgãos do Estado e garante conforto para o cidadão, evitando que o mesmo fique em filas, além de modernizar o atendimento. O agendamento eletrônico está disponível para as cidades onde existe atendimento on-line. As vagas são abertas no início da manhã.

A distribuição de vagas e horários disponíveis no site é relativa à capacidade de atendimento de cada Posto de Identificação. Atualmente, todos atendem com capacidade total e estão com todos os servidores trabalhando presencialmente. Porém, a procura pelo serviço é grande, tendo em vista que muitas pessoas protelaram a busca dos documentos em virtude da pandemia. Necessário lembrar que grande parte dos Postos de Identificação do IGP permaneceu aberta durante toda a pandemia de Covid-19.

Nos municípios de Canoas e Cachoeirinha, o quadro de servidores e estagiários está completo. Em janeiro de 2022 foram emitidas 1024 carteiras de identidade em Cachoeirinha, enquanto em Canoas, no mês seguinte, foram 801. A grande demanda também é registrada na capital. O Posto de Identificação da Avenida Azenha, por exemplo, possui média de 500 agendamentos por dia.

O único Posto de Identificação que permanece fechado é o de Gravataí, pois a Prefeitura daquele município não renovou o termo de convênio com o IGP, em 2017. Porém, já foram retomadas as tratativas com a administração atual para a reabertura do local.

Em casos comprovadamente urgentes, como encaminhamento para empregos, retirada de medicamentos, viagens agendadas com urgência, financiamento imobiliário ou retirada de auxílio emergencial, é possível solicitar o agendamento através do Fale Conosco do site do IGP (https://igp.rs.gov.br/fale-conosco) ou na capital e região metropolitana pelo telefone 51 3288-5150. Deste modo o cidadão não necessita deslocar-se até outros municípios. Além disso, todos os Postos oferecem um telefone ou método alternativo de agendamento que podem ser encontrados no site do IGP (https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade).

Também é oferecida a opção da Solicitação da 2a via online, no site do IGP. Este serviço permite solicitar a 2a via da carteira de identidade pela internet, sem precisar comparecer ao Posto para apresentar documentos e capturar foto, assinatura e impressões digitais. O documento perdido, no entanto, não pode ter sido emitido há mais de cinco anos e não pode ter havido modificação nos dados cadastrais. A entrega do documento é somente presencial.

Por André Guterres/Info do Vale Notícias
Foto: Secom/RS




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