Gravataí inicia campanha de incentivo a amamentação



Agosto Dourado destaca a valorização do leite materno



A amamentação é fundamental para o desenvolvimento do bebê, pois o leite materno contém todos os nutrientes e sais minerais necessários para a alimentação da criança nos primeiros anos de vida. Devido a isso, o incentivo e a orientação correta do aleitamento materno são objetivos do Agosto Dourado. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza ações especiais, durante este mês, com intuito de conscientizar a importância do aleitamento materno e da rede de apoio.

Neste ano, a campanha destaca o tema “Aleitamento materno, responsabilidade de todos”, reforçando a importância do apoio da família, amigos, profissionais da saúde e sociedade, em todo processo que envolve a amamentação. A rede de apoio tem papel importante no período pós-parto, dando suporte à mãe e o bebê em questões que promovam o bem estar e o conforto, durante o aleitamento materno.

A coordenadora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), em Gravataí, Juliana Carneiro, ressaltou a importância da rede de apoio para que a amamentação possa ocorrer com sucesso. “As pessoas que fazem parte do convívio da mãe e do bebê, também, são responsáveis pelo processo da amamentação, pois podem contribuir ajudando em tarefas domésticas e outros serviços. Isso fará com que a mãe possa ter mais tempo e disposição para se dedicar aos cuidados do bebê.”

Durante o mês de campanha, a SMS intensificará suas ações de incentivo ao aleitamento materno, realizando orientações para as gestantes, puérperas e seus acompanhantes, nas salas de espera das unidades de saúde, sobre o processo da amamentação e a importância da rede de apoio. Esta orientação está inserida no cronograma de ações realizadas pelas equipes de saúde ao longo do ano. Atualmente, Gravataí possui 12 unidades de saúde com certificação do Ministério da Saúde, que promovem ações relacionadas ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, atendendo a todas as necessidades de alimentação e hidratação da criança neste período da vida. Com isso, o leite materno deve ser o único alimento do bebê, em seus primeiros seis meses de vida, e ser mantido, até os dois anos ou mais, com a complementação de alimentos saudáveis e naturais, evitando alimentos industrializados. Além disso, a prática do aleitamento materno traz diversos benefícios tanto para mãe quanto para o bebê, como: fortalecimento do vínculo entre os dois; redução do risco de anemia; câncer de mama; câncer de ovário; câncer de útero e sangramento pós-parto. A amamentação, também, beneficia o bebê fortalecendo o desenvolvimento dos ossos, a dentição e o sistema imunológico, reduzindo as chances de alergias, doenças relacionadas à obesidade infantil e o sistema digestivo.



Texto e foto: Gustavo Bica/PMG





Postar um comentário

0 Comentários