Ambiental Metrosul economiza água potável com sistema de reaproveitamento em Gravataí



Iniciativa gera economia de 240 mil litros de água/ano e será implementada em outras unidades da empresa


Implantado na unidade operacional localizada no bairro Distrito Industrial, o sistema vai abastecer os caminhões hidrojato que prestam serviços de limpeza e desobstrução das redes de esgoto, diariamente, nos municípios atendidos pela Ambiental Metrosul.

O sistema consiste na captação da água da chuva por calhas instaladas no prédio da base operacional e armazenamento em dois reservatórios de cinco mil litros cada. Somente neste posto de abastecimento, a estimativa da empresa é a de economizar em torno de 240 mil litros de água ao ano. A empresa tem a expectativa de ampliar o projeto para as demais unidades nos municípios atendidos pela parceria público-privada.

Outra alternativa que a Ambiental Metrosul adota para a preservação dos recursos naturais e utilização sustentável da água potável é o aproveitamento da água de reuso. No processo de tratamento do esgoto nas estações, por meio de bombas coletoras, parte do efluente tratado é transferido do canal de saída nos tanques de decantação para os caminhões hidrojato.

Atualmente, o sistema está disponível nas ETEs Mato Grande (Canoas) e Alvorada, que geram, diariamente, cerca de 40 mil litros de água de reuso cada, contabilizando, juntas, uma economia de 3,6 milhões litros de água potável por mês.

A AMBIENTAL METROSUL

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

Via Ascom - foto: divulgação/Ambiental Metrosul



Postar um comentário

0 Comentários