Cachoeirinha estabelece medidas para evitar propagação do coronavírus



Eventos públicos estão cancelados. As aulas ainda não estão no plano de contenção


O prefeito Miki Breier sancionou nesta sexta-feira (13) decreto com medidas para evitar a propagação do coronavírus na cidade. Válido por 30 dias, o documento suspende atividades de capacitação, treinamentos e atos coletivos realizados pelos órgãos da administração municipal que impliquem na aglomeração de pessoas. Viagens interestaduais ou internacionais e participação de servidores em eventos estão proibidos. 

A norma integra um conjunto de ações preventivas, de acordo com o chefe do Executivo. “Embora Cachoeirinha não tenha nenhum caso confirmado, estamos atuando na prevenção. Complementamos medidas como o plano de contingência, que deve ser posto em prática se o vírus chegar à cidade. Além disso, o setor de Vigilância Epidemiológica atuou na formação e qualificação dos profissionais da saúde”, explicou.

O decreto estabelece ainda que servidores que estiverem afastados ou que tiveram contato ou convívio com caso suspeito ou confirmado devem informar o fato à chefia imediata. Mesmo os que não apresentarem sintomas, eles deverão cumprir a quarentena em regime excepcional de teletrabalho pelo prazo de até 14 dias. As mesmas medidas valem para os profissionais terceirizados.

O decreto determina ainda que os ambientes devam ser ventilados e reforça as etiquetas de higiene: lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool gel 70%, limpeza de superfícies com água sanitária e ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço descartável ou com o braço. “Pedimos a colaboração da comunidade para que adote medidas semelhantes, evitando aglomerações e reforçando as medidas preventivas”, aponta o secretário da Saúde, Dyego Matielo.

Rede de ensino sofre impactos

Os cuidados foram redobrados e as aulas estão mantidas na rede municipal de ensino. “Estamos seguindo todas as orientações da saúde e cumprindo os protocolos. As direções estão atentas e já reforçam a utilização individual de copos ao invés de bebedouros, por exemplo, além de estarem trabalhando com as medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência”, explica Rosinha Lipper, secretária de Educação. 

Acesse o decreto no link abaixo:


Via PMC - Foto: Xinhua/Governo Chinês 


Postar um comentário

0 Comentários