CACHOEIRINHA | Prefeitura notifica os herdeiros da Casa dos Baptistas





O município vem realizando a triagem dos documentos históricos recolhidos no local, tais como registros de loteamentos, correspondências, fotografias e retratos


O município de Cachoeirinha está notificando os proprietários da Casa dos Baptista sobre o tombamento do imóvel e seu entorno. O local faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade, sendo sua primeira edificação. Nos últimos meses, vem sendo feita a triagem dos documentos históricos recolhidos no local, tais como registros de loteamentos, correspondências, fotografias e retratos.

O edital de notificação foi publicado no Diário Oficial de Cachoeirinha do dia 05 de dezembro de 2018. Os proprietários têm o prazo de 15 dias úteis a partir da publicação deste edital para manifestar-se. O processo administrativo referente ao tombamento da Casa dos Baptistas está disponível aos proprietários para pedir “vista” na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, localizada na Rua Érico Veríssimo, 470, Bairro Parque da Matriz.

De acordo com o relatório anexado ao processo administrativo, o conjunto arquitetônico totaliza uma área edificada de 761,10 m², sendo seu estado de conservação em geral razoável e em algumas partes verifica-se um acelerado processo de deterioração. 

A Casa dos Baptista é formada pela Casa Grande, Senzala e Atafona e remonta a colonização dos primeiros açorianos no início do século XIX (possivelmente antes da Independência e fundação do Império do Brasil, ainda durante o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves). Foi a sede da estância que originou em grande parte o município de Cachoeirinha. 


Por Andressa de Bem e Canto



Postar um comentário

0 Comentários