CACHOEIRINHA | Inscrições no EJA 2019 já estão abertas





O período de inscrições vai até 28 de dezembro e, as matrículas, acontecerão de dois de janeiro a 15 de março (primeiro semestre), diretamente na escola pretendida.


Estão abertas as inscrições de alunos novos no EJA e EJA EaD Semipresencial para 2019. Os interessados em fazer o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos devem comparecer a uma destas escolas: Fidel Zanchetta (EaD Semipresencial), Alzira Silveira Araújo ou Carlos Wilkens, com documento de Identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e histórico ou atestado escolar. Caso a pessoa não tenha o atestado, poderá fazer uma prova classificatória. O período de inscrições vai até 28 de dezembro e, as matrículas, acontecerão de dois de janeiro a 15 de março (primeiro semestre), diretamente na escola pretendida.

Haitianos no EJA



Este ano, mais de 500 jovens e adultos estudaram no EJA e, destes, mais de cem estão aptos a se formar. Na escola Alzira Silveira Araújo, no bairro Betânia, foi aberta a primeira turma de haitianos no EJA. O grupo, formado por homens e mulheres, tem cerca de 35 estudantes oriundos do país caribenho e que vivem em Cachoeirinha. Dez deles estão aptos a concluir o Ensino Fundamental e os outros estão espalhados em diversas etapas do ensino. A alfabetização na língua portuguesa começou neste semestre na escola, apenas no turno da noite. Conforme a vice-diretora, Ivanise Berdet, alguns haitianos falam francês, crioulo e, outros, inglês, despertando interesse nos alunos brasileiros. "Eles são participativos, alegres, muito educados. Estamos bem satisfeitos com esta interação, trazendo a diversidade para o nosso dia-a-dia", contou ela.

Através de uma parceria entre a Smed e um empresário da cidade, alguns alunos da escola também estão fazendo um curso de língua francesa no centro de Cachoeirinha. Um ônibus leva e busca os alunos todas as sextas-feiras. O primeiro módulo encerrou no dia 30 de novembro.

Por Vanessa Martins



Postar um comentário

0 Comentários