Mais de 85 mil pessoas prestigiaram a 39ª Ronda Crioula de Cachoeirinha
Um dos maiores eventos de tradicionalismo da Região Metropolitana de Porto Alegre teve 10 dias de programação, com shows, bailes gratuitos, apresentações de invernadas e atividades para estudantes
Por André Guterres - Info do Vale e Cachoeirinha Notícias 24 Horas
A 39ª Ronda Crioula de Cachoeirinha, realizada pela Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, reuniu mais de 85 mil pessoas ao longo dos 10 dias de programação. Um dos maiores eventos de tradicionalismo da Região Metropolitana de Porto Alegre, a festa terminou neste domingo (20), no Parque de Eventos da Associação de Piqueteiros de Apoio ao Tradicionalismo de Cachoeirinha (Apat), que recebeu grande público no encerramento.
Antes mesmo da chegada dos artistas, o espaço já estava lotado. Ao longo da programação, foram 20 artistas e mais de 60 horas de música, reunindo diferentes gerações e estilos da música gaúcha. Entre as atrações estiveram nomes como Tchê Barbaridade, Sou Rio Grande, Tiago Porto e Régis Marques, além de artistas locais.
Para a prefeita Jussara Caçapava, o resultado da edição reforça a importância da Ronda Crioula para Cachoeirinha e para a preservação das tradições gaúchas. Segundo a prefeita, o evento demonstra a força da cultura tradicionalista no município e a capacidade de reunir famílias, artistas, entidades e novas gerações em torno da identidade gaúcha.
“É uma grande alegria ver a nossa Ronda Crioula crescendo e reunindo tantas pessoas. Estamos falando de um evento que valoriza a nossa cultura, movimenta a cidade e, principalmente, aproxima as crianças e os jovens das nossas tradições. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de muitas pessoas e mostra a força de Cachoeirinha quando valorizamos aquilo que faz parte da nossa história”, destacou Jussara.
Mulheres e novas gerações ganharam espaço
A programação também destacou a presença feminina na música tradicionalista. A cantora Bibiana Bolacell levou ao palco a representatividade da mulher gaúcha e aproveitou a apresentação para lançar sua nova música de trabalho, “Aconchego”.
“Eu sempre trago nas minhas músicas a voz da mulher, para lembrar que ela pode tudo o que quiser e que não pode esquecer da força que tem, principalmente a mulher gaúcha. Na minha carreira, tento trazer essa representatividade para que cada vez mais mulheres se sintam representadas. E hoje é isso que eu quero levar para este palco”, destacou Bibiana.
Além dos shows, a Ronda Crioula contou com bailes gratuitos e apresentações das invernadas das entidades tradicionalistas da cidade. A programação também foi pensada para aproximar as novas gerações da cultura gaúcha.
Durante os dias úteis, mais de 1,5 mil alunos da rede municipal participaram de atividades especialmente preparadas para as escolas. A programação incluiu palestras, brincadeiras, contações de histórias e apresentações de danças típicas.
A participação dos estudantes ampliou o caráter cultural do evento, levando o tradicionalismo para além dos shows e bailes e criando um contato direto das crianças com manifestações que fazem parte da história e da identidade do Rio Grande do Sul.
Ronda Crioula encerra edição com grande público
O encerramento, realizado neste domingo (20), marcou o fim de uma programação que movimentou o Parque de Eventos da Apat durante 10 dias e consolidou a Ronda Crioula como uma das principais celebrações do tradicionalismo na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A 39ª Ronda Crioula foi realizada pela Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Câmara Municipal e da Associação de Piqueteiros de Apoio ao Tradicionalismo de Cachoeirinha (Apat).
Com mais de 10 dias de evento, 85 mil pessoas participantes, 20 artistas, mais de 60 horas de música e atividades voltadas às novas gerações, a edição de 2026 encerrou deixando um novo capítulo na história da Ronda Crioula de Cachoeirinha.

0 Comentários