Teste da baliza deixa de ser exigido em São Paulo e outros estados, mas segue obrigatório no RS
Por André Guterres - Info do Vale
A prova de baliza deixou de ser exigida no exame prático para obtenção da CNH nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A mudança passou a valer a partir desta segunda-feira (26).
No Rio Grande do Sul, porém, o Detran decidiu manter a exigência da baliza, que continua sendo item eliminatório no teste prático.
Nos estados que optaram por retirar a manobra, a avaliação passa a ser focada apenas no percurso, com acompanhamento direto do examinador, priorizando situações reais de trânsito do dia a dia.
A baliza, conhecida por ser uma das etapas que mais reprovam candidatos, consiste em estacionar o veículo de ré entre dois carros ou obstáculos, em espaço reduzido. Para os estados que dispensaram a prova, a justificativa é que essa prática foge da realidade da maioria dos motoristas, que normalmente evitam vagas apertadas e preferem espaços mais amplos para estacionar.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) trabalha na criação de um Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que deve unificar as regras da CNH em todo o país.

0 Comentários