CACHOEIRINHA | Força-tarefa segue atuando na poda e corte de árvores




Foto e texto: Katterina Zandonai

O aposentado Ivo Leonel Bereta não consegue tirar da cabeça os momentos de tensão vividos no último dia 16, quando um temporal de grandes proporções atingiu a cidade. O morador da rua Uruguai no bairro Nova Cachoeirinha, que teve o telhado de sua casa destruído, viu a árvore de mais de 30 anos na calçada de sua casa, que havia enfrentado décadas de intempéries, perder seus galhos diante da força dos ventos.

Nesta quinta-feira, 1º, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos estive no local para realizar a poda da árvore. Com mais de cinco décadas vivendo na região, Ivo Leonel Bereta relatou que foi a primeira vez que testemunhou um evento climático dessa magnitude. "Eu achei que a árvore ia ser arrancada com raiz e tudo. Temos que agradecer que apenas os galhos caíram em cima da casa", compartilhou o aposentado.

A esposa de Ivo, Maria Ivonete Bereta, relatou o pânico vivenciado. "Foi assustador, aquela noite não sai das nossas cabeças", disse ela. Maria Ivonete, que estava com os dois netos em casa, destacou que os pequenos ficaram apreensivos com o barulho dos galhos caindo sobre as telhas. "As crianças não paravam de chorar, ficamos rezando para a chuva parar e amanhecer logo."

José Otacílio Gomes, da rua Aquino, também acompanhou o trabalho de limpeza em frente à sua residência. Ele compartilhou a solidariedade entre os vizinhos, destacando que nenhum deles escapou dos estragos. "Não teve um vizinho que não teve sua casa atingida aqui na rua. Fizemos um mutirão para retirar dos pátios os galhos e árvores caídas."

Serviços seguem pela cidade
O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Cleo Pereira, informou que as equipes de limpeza continuam mobilizadas, atuando em todos os bairros da cidade. "Estamos com 17 equipes trabalhando concentrando esforços em serviços essenciais como limpeza de ruas, arroios e na remoção de árvores e galhos caídos. Até o momento, já recolhemos mais de 1,2 toneladas de lixo."

Para solicitar serviços de infraestrutura sob responsabilidade da Prefeitura, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos pelo telefone (51) 3041-6217.


Postar um comentário

0 Comentários