Aplicativo mostrará melhores rotas e localização dos ônibus em tempo real em Gravataí



Foto: divulgação


Prefeitura lançará em 21 de julho parceria com o Moovit, também acessível para pessoas com deficiência visual


Como mais uma ação para qualificar o transporte público dentro do programa Procoletivo, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, lançará em 21 de julho, parceria com o Moovit, o aplicativo de mobilidade urbana mais usado no mundo. A ferramenta gratuita, disponível no celular ou no computador, permitirá aos passageiros acesso a informações sobre melhores rotas, linhas disponíveis e localização em tempo real dos ônibus.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Ao acessar o aplicativo, o usuário irá inserir o local de destino e a ferramenta mostrará a navegação passo a passo, incluindo eventual trecho de caminhada até a parada mais próxima e as linhas disponíveis para o trajeto. Na parada, é possível ver a estimativa de tempo para a chegada do próximo ônibus. Após o embarque, o passageiro ainda recebe uma notificação quando chegar o momento de descer. O aplicativo é 100% compatível com VoiceOver e TalkBack, dois dos leitores de telas para pessoas com deficiência visual mais conhecidos. Também é possível aumentar o tamanho da letra e identificar as rotas acessíveis, com acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.

“O uso da tecnologia ajuda os passageiros a programar melhor as viagens e até conexões para outras cidades e reduzir tempo de espera nas paradas. É mais uma ação para tornar o transporte público mais atrativo e eficiente, melhorando toda a mobilidade urbana na cidade. Além de termos uma das menores tarifas da região metropolitana, incorporamos à frota, em junho, 10 novos ônibus e dois novos micro-ônibus, todos com ar-condicionado”, comenta o prefeito Zaffalon.

O transporte urbano de Gravataí é composto por 63 veículos. Por dia, em média, são 20 mil passageiros. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, destaca que a parceria com o Moovit não tem custo para o usuário nem para a prefeitura. “Periodicamente, os dados gerados pelo Moovit serão analisados pelo Lidag (Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí) em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia e a UFRGS, o que vai nos ajudar a entender melhor os deslocamentos dentro da cidade e a necessidade dos usuários quanto a linhas e horários”, antecipa.

No mundo, o Moovit tem 1,7 bilhão de usuários em 3,5 mil cidades de 112 países. A startup surgiu em 2012, em Israel.


Serviço

O lançamento da parceria da Prefeitura de Gravataí com o Moovit será em 21 de julho no Urbano - Offices & Coworking, na rua Cel. Sarmento, 1.261, em Gravataí, das 9h às 12h, com palestra de Fernando Michel, professor da UFRGS e consultor em Planejamento, Operação e Controle de Sistemas de Transportes. Participam o prefeito Zaffalon, o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, e a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.

Procoletivo

O Comitê do Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo), composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, é uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí. Lançada em 2022, consiste em uma série de ações para qualificar e tornar mais atrativo o serviço oferecido à população. Entre as ações estão a redução do valor da tarifa, ampliação de linhas e horários e incremento de veículos novos com ar-condicionado à frota.

Via Ascom/PMG

Postar um comentário

0 Comentários