Moradora de Porto Alegre, irmã Inah Canabarro festeja 115 anos neste sábado





Gaúcha, descendente do general David Canabarro é uma das cinco mulheres com maior longevidade do mundo

O Frei Raphael Rodrigues fez recentemente uma visita à irmã Inah Canabarro, consagrada das irmãs Teresianas, que completa 115 anos hoje, dia 27 de maio. Nascida em 1908 na cidade de São Francisco de Assis, distante 430 quilômetros de Porto Alegre, ela é da família do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1945), e entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus aos 19 anos, dedicando boa parte da vida religiosa ao magistério nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Sant'Ana do Livramento e no Rio de Janeiro.

Atualmente reside na casa provincial das irmãs, em Porto Alegre. Com 114 anos, a irmã esboça uma grande simpatia e bom humor. Dando-nos conselhos sobre a importância que tem os sacerdotes em nossa sociedade, em poucas palavras se percebe uma grande entusiasta e incentivadora das vocações.

Conforme o LongeviQuest, que diz ser o principal banco de dados sobre a vida e as idades das pessoas mais velhas do mundo, a irmã Inah é a brasileira mais idosa e a quinta no ranking mundial.

Na foto, irmã Inah e o Frei Everton Machado, provincial da Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo - Porto Alegre.

Curiosidades

- O bispo de Porto Alegre em 1908 era Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leon. Porto Alegre se tornou uma Arquidiocese no ano de 1910;
- O papa em 1908 era São Pio X;
- O Papa Francisco enviou uma mensagem à irmã pelos seus 110 anos, completados em 2018;
- O Brasil completava 18 anos como República;
- O presidente do Brasil em 1908 era Afonso Pena;
- O governador do Rio Grande do Sul era Carlos Barbosa;
- O prefeito de Porto Alegre em 1908 era José Montaury;
- O Sport Clube Internacional seria fundado 11 meses depois do nascimento da Irmã Inah, em abril de 1909. Irmã Inah é torcedora do Inter;
- O Grêmio Foot-ball Porto Alegrense tinha 5 anos de fundação quando a irmã Inah nasceu.



Via Arquidiocese de Porto Alegre
Edição: Info do Vale

Postar um comentário

0 Comentários