Prefeitura de Gravataí lança estação pública de recarga para veículos elétricos





Iniciativa inédita com a Zona Azul Brasil disponibilizará estrutura em frente à prefeitura e permitirá utilização diária



A Prefeitura de Gravataí, dentro da programação da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) ocorrida na manhã desta quarta-feira, 22, na sede do Sesc, lançou um ponto público para recarga de carros elétricos, incluindo o município no circuito da mobilidade elétrica e incentivando a redução de impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis.


Parte do último painel desta edição do Codes, o acionamento do posto de recarga foi feito pelo prefeito Luiz Zaffalon, ao lado do diretor de Relações Institucionais da General Motors na América do Sul, Adriano Barros. O primeiro veículo carregado no ponto foi um Chevrolet Bolt, fabricado pela GM. O serviço, em parceria com a Zona Azul Brasil, está localizado na Praça da Bíblia, Avenida José Loureiro da Silva, em frente à prefeitura, no Centro.

A estrutura, que inicialmente estará disponível no horário de funcionamento da Área Azul (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h), permitirá a utilização diária por veículo e contará com um equipamento da e-Volvo. A partir do lançamento, uma equipe irá monitorar a demanda e avaliar futuras ampliações. O usuário pagará somente pelo uso da vaga, não pelo consumo de energia, e o tempo total previsto para o carregamento completo é de duas horas.

Segundo Zaffa, investir em tecnologia e estimular práticas sustentáveis não só auxiliam na preservação ambiental como também atraem maior crescimento econômico para o município. "Trata-se de um projeto piloto inovador. Queremos Gravataí à frente de novas soluções e aberta a receber o que há de mais atual. Por isso, nos empenhamos, cada vez mais, em uma legislação moderna, fomentando novos investimentos”, enfatizou.

Além de auxiliar os motoristas residentes em Gravataí que já possuem veículos compatíveis, o objetivo é atrair para a cidade novos usuários que identifiquem o ponto de recarga em aplicativos de mapeamento. "Esta cooperação entre público e privado reforça o quanto estamos cientes da ascensão desta nova tecnologia automotiva e o quanto iremos beneficiar diversos setores da região, como hotéis, restaurantes e lojas, que poderão receber os clientes durante o carregamento”, ressaltou o diretor de Operações da Zona Azul Brasil, Claudinei Barduque.

Ao falar sobre o futuro da mobilidade, Barros destacou a preocupação da GM com sua contribuição para a redução de emissão de poluentes: "Mesmo sendo um serviço mais caro, o carro elétrico é um produto muito mais simples, que, no final, compensa. O usuário não vai gastar com troca de óleo, não vai gastar com gasolina, nem terá manutenção".


IPTU VERDE - Os secretários de Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, e do Desenvolvimento Urbano, Cláudio Santos, apresentaram aos conselheiros do Codes o projeto do IPTU Verde, parte do pacote de incentivos tributários em tramitação na Câmara de Vereadores, que pode representar desconto de até 30% para contribuintes que atenderem a uma série de medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente. Fazem parte dessas providências a instalação de captação de água da chuva, o sistema de reuso de água, o tratamento de esgoto, o aquecimento solar, a energia fotovoltaica, o quintal e as calçadas verdes e a instalação de carregadores residenciais fixos, do tipo “Wallbox”.

O Codes ainda teve a participação dos secretários da Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Maria Lima de Campos, que apresentaram oficialmente aos conselheiros as novas soberanas da 8ª Feira Agrorrural e Turística de Gravataí (Fearg 2022), que ocorrerá, entre 28 e 31 de julho, ao lado da paróquia da Morungava. A rainha Pamela dos Santos e as princesas Bianca dos Santos e Leandra Mendes foram escolhidas entre 15 candidatas em concurso no último dia 20 de maio.

Estiveram presentes à solenidade, de instalação do carregador o vice-prefeito, Dr. Levi Melo; a primeira-dama Marlene Zaffalon; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa; outros vereadores; secretários municipais e dirigentes empresariais.


Primeira-dama Marlene Zaffalon destacou sucesso da Campanha do Agasalho


Em uma manifestação emocionada, a primeira-dama Marlene Zaffalon comoveu os participantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), na manhã desta quarta-feira, 22, no Sesc, ao relatar o sucesso e o engajamento da sociedade à Campanha do Agasalho 2022. Conforme a primeira-dama, em pouco mais de um mês de mobilização, já foram arrecadadas mais de 40 mil peças, entre vestuários e calçados. No ano passado, em toda a campanha, foram 100 mil itens. Marlene Zaffalon agradeceu às empresas e entidades parceiras, como o Sindilojas e a General Motors, que encheram dois caminhões de roupas e outros itens arrecadados entre todos os funcionários do Complexo Industrial Automotivo.


Texto: Jéssica Beltrame/PMG - Edição: Luiz Fernando Aquino - Revisão Tiemi Sá 
Fotos: Douglas Rosa/PMG



Postar um comentário

0 Comentários