Crise no IPE: Deputada cobra instituto sobre repasses a hospitais e solicita audiência pública na Assembleia Legislativa




A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cobrou nesta quinta-feira (17/03) do diretor-presidente do IPE Saúde, Bruno Queiroz Jatene, medidas em relação à falta de pagamento aos hospitais credenciados. Em ofício enviado ao instituto, ela solicita, ainda, explicações sobre a retirada de uma série de medicamentos contra o câncer da lista de cobertura do plano. A parlamentar também está pedindo, junto à Comissão de Direitos Humanos, a realização de uma audiência pública sobre o atendimento prestado pelo IPE Saúde aos usuários.


“Profissionais da saúde têm nos relatado que a nova lista de medicamentos para tratamento de câncer, divulgada pelo IPE semana passada, exclui remédios eficazes em casos graves e medicamentos tradicionais, impactando pacientes que já estão com os tratamentos em andamento”, disse a deputada. O ofício questiona a direção do IPE sobre os critérios utilizados para essa mudança e as medidas que serão tomadas em relação aos usuários que estão em tratamento com estes medicamentos.

A deputada solicita, ainda, que o IPE Saúde instale uma Câmara Técnica conjunta para atuar no processo de recomposição dos pagamentos de diárias e taxas aos hospitais credenciados. Essa é uma demanda de cerca de 40 instituições hospitalares, que estão denunciando a falta ou o atraso nos repasses por parte do plano de saúde e ameaçando, inclusive, se desvincular do IPE, o que geraria desatendimento aos quase 1 milhão de usuários do convênio.

“O IPE é fundamental na assistência aos servidores públicos e seus familiares. Uma crise dessa magnitude pode afetar os atendimentos em todo o estado e agravar ainda mais a situação do funcionalismo, assim como dos prestadores de serviço do convênio. Precisamos fortalecer o IPE e sua direção deve prestar contas à Assembleia sobre as providências tomadas para combater a crise”, cobrou Luciana Genro.

Via Ascom/PSOL 
Imagem Divulgação/IPE Saúde






Postar um comentário

0 Comentários