TAQUARA: Vereadores buscam esclarecimentos na Secretaria de Saúde




Hoje pela manhã (09), os vereadores Telmo Vieira (PTB), Adalberto Soares (Progressistas) e Carmem Fontoura (PSB), que formam a Comissão Parlamentar de Saúde, foram até a sede da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de buscar esclarecimentos referentes a diversas situações ligadas à pasta. Em conversa com os membros da Administração Municipal, foram discutidas questões como: o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde; a coordenação dos pontos de atendimento à comunidade; agendamento de consultas por telefone para idosos e deficientes físicos; vacinação contra a Covid-19 no interior, entre outros assuntos. 


Segundo os profissionais da secretaria, a coordenação dos pontos de atendimento é de responsabilidade dos enfermeiros, que devem prezar pelo acolhimento dos cidadãos nas unidades onde trabalham; o agendamento de consultas por telefone para o público preferencial está ocorrendo; e está sendo estudada a possibilidade de mutirões para realizar a vacinação contra a Covid-19 no interior do município.

Outro assunto presente na reunião foi a vacinação infantil contra o novo coronavírus, que possui peculiaridades em relação à vacinação aos adultos. O protocolo de atendimento recomendado pelo Ministério da Saúde inclui a observação da criança por no mínimo vinte minutos, com o objetivo de agir rapidamente, em casos de reações adversas aos imunizantes. Também foi informado que o processo de informatização dos pontos de atendimento municipais está em andamento, a fim de integrar informações de forma virtual, com o cadastro on-line dos pacientes.

A Secretária Municipal de Saúde, Mariane Farias, não esteve presente no encontro, pois estava participando de um outro compromisso em Porto Alegre. Na semana que vem, os membros da comissão planejam se reunir com a secretária responsável, assim como realizar uma visita ao Hospital Bom Jesus, e comparecerem ao encontro semanal na Sala das Comissões, que ocorrerá todas as segundas-feiras, a partir das 14h15.


Via Ascom - foto: Igor dos Santos
Edição: Info do Vale Notícias



Postar um comentário

0 Comentários