Partido Verde anuncia apoio à pré-candidatura de Edegar Pretto ao governo do RS



PV é a primeira sigla a formalizar apoio ao petista na disputa ao Piratini


O Partido Verde do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira (11) que apoia a pré-candidatura do deputado Edegar Pretto ao governo gaúcho. O PV é a primeira sigla a oficializar apoio ao petista na disputa ao Piratini. O ato de formalização ocorreu no Hotel Embaixador, no Centro de Porto Alegre.


Desde que foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores, em setembro do ano passado, para concorrer às eleições ao governo do Estado, Edegar Pretto vem conversando com representantes de diversos setores e líderes de partidos. O objetivo é formar uma frente ampla, que fortaleça o campo progressista a fim de chegar ao segundo turno e vencer as eleições, além de proporcionar o maior palanque eleitoral para Lula no estado.

Conforme Pretto, o apoio do PV é um gesto com significado especial, principalmente pelos desafios que os partidos do campo democrático têm pela frente. Segundo ele, o anúncio mostra que os diálogos estabelecidos pelo PT até agora estão trazendo resultados positivos.

“O meu nome foi apresentado pelos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, pelo senador Paulo Paim, pela unanimidade das bancadas estadual e federal do nosso partido. E toda a nossa militância teve a oportunidade de dar a sua palavra, porque nós exercitamos a democracia internamente à exaustão. Isso nos deu ainda mais reconhecimento para buscarmos apoios e alianças com outros partidos, que têm filosofia semelhante a nossa, como é o caso do PV”, pontuou Pretto.

Para o presidente do PV no estado, Márcio Souza, a antecipação do apoio ocorre, em especial, pelo momento muito duro em que o país vive, o que reforça a necessidade da união de forças e da participação popular. Souza destaca que Pretto representa o projeto de sociedade que o PV defende e, sobretudo, areja a política na medida em que recoloca a pauta social como prioridade do debate estadual.

“Entre todas possibilidades que se apresentam, precisamos trazer para nosso estado um projeto de esperança. É preciso retomarmos o iluminismo diante das trevas. E para isso, não há ninguém que represente melhor essa síntese do que Edegar Pretto”, afirmou Souza.

O ex-governador Olívio Dutra manifestou a intenção de que esta união se estenda para além da eleição. “É importante que esse apoio perdure para a execução do trabalho. Precisamos eleger Lula, e que ele tenha condição de governar. O companheiro Edegar Pretto tem compromisso com um projeto que representa milhares de homens e mulheres que sonham com a reconstrução do nosso estado e país”, ressaltou.

O PV, que completou 36 anos de fundação, já anunciou em nível nacional o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sigla também apoia a criação de federação partidária com o PSB, PCdoB e PT. No estado, os dois partidos já estiveram unidos em outras circunstâncias pelo fato de convergirem em diversas pautas, entre elas a defesa do meio ambiente, da democracia e o combate à desigualdade social. Esta é a terceira vez que a sigla apoia um pré-candidato do PT já no primeiro turno para a eleição majoritária no RS.

O ato de anúncio do apoio do PV foi restrito devido à pandemia, reunindo um pequeno grupo de militantes e dirigentes dos dois partidos. Entre os presentes, estiveram a vice-presidente do PT-RS, Juçara Dutra; o líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Pepe Vargas; e vereadores do PT de Porto Alegre e PV de Canoas. O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, participou de forma virtual. Em sua mensagem, reforçou que o Brasil precisa de um projeto que faça a população esquecer os piores momentos que a atual política representa. “Não basta ganhar as eleições. É preciso devolver para as catacumbas da história tudo que representa o governo Bolsonaro. Estaremos juntos neste projeto de federação, que é uma grande possibilidade de luta pela democracia”, ressaltou. 

Por Leandro Molina/Ascom - foto: divulgação






Postar um comentário

0 Comentários