MEDICAMENTOS GRATUITOS | Lei da Farmácia Solidária é sancionada em Cachoeirinha





O Projeto de Lei do Vereador Edison Cordeiro (Republicanos), foi sancionado pela presidente da Câmara, Jussara Caçapava e o vice-presidente, Cristian Wasem, com a presença da Deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos), que é a autora do projeto a nível estadual e já está presente em diversos municípios gaúchos e do secretário-adjunto estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Nerisson Oliveira.

A farmácia solidária tem como objetivo fornecer medicamentos de forma gratuita para a população carentes, através de convênios e doações de pessoas físicas, empresas ou consultórios médicos.

Este projeto havia sido aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal, e foi vetado pelo prefeito afastado Miki Breier, mas o veto foi retirado pelo atual prefeito em exercício Maurício Medeiros.

"Essa é uma importante vitória para a nossa cidade, muitas pessoas serão beneficiadas com mais remédios e mais saúde. Cachoeirinha poderá ter muito mais economia nos cofres públicos", comenta Edison Cordeiro.

Agora cabe a prefeitura implantar a Farmácia Solidária em local a ser definido, além de realizar campanhas de doação de medicamentos e a realização de convênios com empresas/laboratórios interessados em fazer doações.


O que é a Farmácia Solidária?


O projeto tem o objetivo de coletar medicamentos doados pela comunidade (remédios que sobraram do tratamento domiciliar), por consultórios médicos e pela indústria farmacêutica. Esses medicamentos passam por uma avaliação técnica e se estiverem próprios para o consumo, são destinados para moradores em situação de vulnerabilidade social, mediante a apresentação da receita médica.

Atualmente o projeto está em funcionamento nas cidades de Farroupilha (cidade piloto e lar de Fran Somensi),  Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canguçu, Lagoa Vermelha, Bom Princípio, Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande. Em mais de 30 cidades tramitam projetos iguais a este. A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou recentemente o projeto da Farmácia Solidária apresentado pelo vereador Alexandre Duarte (Republicanos). 

Na cidade de Farroupilha mais de 18 mil pessoas foram atendidas pela Farmácia Solidária ao longo de pouco mais de 5 anos de funcionamento do projeto.

O objetivo de Fran é a expansão da rede de Farmácias Solidárias pelo Estado, que já começou a se tornar realidade e pode beneficiar centenas de milhares de pacientes carentes. 







Postar um comentário

0 Comentários