TAQUARA | Farmácia Solidária e Hospital Bom Jesus são tema de reunião com a deputada Fran Somensi




A Deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos), acompanhada do seu chefe de Gabinete, Sr José Antônio Adamoli, esteve na tarde de ontem (16) acompanhada dos Vereadores Elias da Enfermagem (Republicanos), Dodô Mello (PSD) e Júnior Eltz (PSB), visitando a cidade de Taquara, em uma agenda para tratar de assuntos voltados à área da Saúde no município.

No primeiro momento, a Deputada Republicana esteve reunida com a Prefeita Sirlei Silveira (PSB), com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues e o diretor Alex Alves, com os demais vereadores mencionados, a fim de apresentar aos mesmos o projeto da Farmácia Solidária – Solidare. Um projeto pioneiro na cidade de Farroupilha, na Serra e é de idealização de Fran Somensi, onde em cinco anos atendeu mais de 18 mil usuários e já é realidade em 12 cidades gaúchas. O projeto também tramita em dezenas de Câmaras Municipais em todas as regiões do estado. Os vereadores Elias, Dodô e Júnior deram entrada no projeto via indicação ao Poder Executivo, para que juntos seja possível construir essa parceria e tornar realidade a Farmácia Solidária na cidade de Taquara.


Sobre o Projeto


O Programa Farmácia Solidária – SOLIDARE destinado à conscientização, captação, reaproveitamento, dispensação à população, doação ou permuta, a instituições públicas ou privadas de assistência social, e descarte correto de medicamentos, materiais e equipamentos médico-hospitalares, fórmulas lácteas e produtos de higiene, com o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito às doações provenientes da comunidade e de instituições da sociedade civil.

O Texto completo e demais materiais apresentados, estão disponíveis no link https://www.camarataquara.rs.gov.br/proposicoes/Indicacoes/2021/1/30/13567, disponível no site da Câmara de Taquara.


Também na reunião no gabinete da Prefeita Municipal, a Deputada Fran Somensi dialogou e ouviu os representantes do governo municipal a respeito do Hospital Bom Jesus, onde a principal preocupação de todos é o corte de verbas previstas por parte do Governo Estadual, remanejadas através do Programa Assistir. Os mesmos foram informados de que a direção do Hospital e a Prefeitura trabalham de forma pontual para tentar reverter tal situação. A Deputada, na ocasião, colocou seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição para o que necessitarem, principalmente para ser um elo de ligação e diálogo para que tais cortes não ocorram.

O Vereador Elias, propositor da agenda, ressalta que “ é preciso unir forças e trabalhar de forma firme a fim de que a comunidade de Taquara não seja prejudicada, colocando diferenças de siglas de lado nesse momento. Segundo o divulgado, o corte pode ser de quase R$ 500.000,00 ao mês nos repasses de incentivos de complementação de custeio, que será uma perda irreparável, obrigando assim o Hospital Bom Jesus a reduzir atendimentos, afetando não somente o município, mas também a região, onde somos referência na Oncologia”.

Após a agenda na prefeitura, a Deputada Fran Somensi e demais participantes, realizaram uma visita ao Hospital Bom Jesus, onde foram recebidos pelas diretoras Marisete Dal’Molin e Cinthia Cambraia, as quais expuseram a realidade do hospital e registraram para todos as suas preocupações no que se refere aos possíveis cortes de verbas por parte do governo estadual, que podem ocorrer e prejudicar todo o sistema da Casa de Saúde, e como estão trabalhando sobre tais ações junto ao governo municipal. Após a reunião, a comitiva conheceu toda a estrutura do hospital.

“Seguimos firmes trabalhando e uniremos mais forças para tratarmos de pautas que necessitam de diálogo com o governo Estadual, não somente na Saúde, mas em tantas outras que são necessárias”, comentou o vereador Elias. 


Via Assessoria - Edição: Info do Vale Notícias
Foto: divulgação




Postar um comentário

0 Comentários