Agentes da Ambiental Metrosul orientam população da região metropolitana sobre conexão à rede de esgoto



A ação iniciou nesta segunda-feira (05), por Esteio, e vai ocorrer em todas as cidades da região metropolitana a fim de auxiliar os proprietários de residências que ainda não estão ligadas à rede pública de esgoto a realizarem a conexão. A iniciativa será estendida aos demais municípios atendidos pela parceria público-privada e integra as atividades voltadas à universalização do tratamento do esgoto nessas regiões. Em até 11 anos, a Ambiental Metrosul tem o compromisso de ampliar para mais de 87% a cobertura do saneamento básico na Grande Porto Alegre.


Durante as visitas, os agentes explicam a importância da conexão e os benefícios relacionados ao tratamento do esgoto como saúde, qualidade de vida, preservação do meio ambiente, valorização do imóvel, entre outros. A fim de informar e orientar os moradores de forma clara e objetiva, uma cartilha explicativa com o passo a passo da conexão e todas as providências necessárias também está sendo entregue.


Para que a ligação à rede seja possível, as casas precisam dispor de uma ligação intradomiciliar, sistema interno que deve ser providenciado pelo proprietário do imóvel. Essa ligação é que direcionara o esgoto gerado na residência à caixa de inspeção na calçada, estrutura externa ao terreno onde é feita a conexão à rede pública. Vale ressaltar que tanto a caixa como a conexão da rede são de responsabilidade da Ambiental Metrosul.


Segundo o Diretor Executivo da empresa, Fábio Arruda, o pedido de ligação deve ser feito junto à Corsan em até 120 dias após o recebimento da notificação. “Passado esse período, será cobrada a taxa de disponibilidade. Quanto antes a solicitação for feita e a conexão executada, maior será a economia ao proprietário”, destaca.


Prevista na lei de saneamento de 2007, a taxa de disponibilidade é cobrada quando o usuário dispõe de rede coletora de esgoto na rua em que reside, mas não tem sua residência conectada, e o valor é mais alto do que a taxa de esgoto. “Conectado à rede, o valor da tarifa de esgoto corresponde a 70% do valor da tarifa de água. Já a tarifa pela disponibilidade pode chegar ao dobro da tarifa de esgoto”, conclui Arruda.



DESCONTOS PARA CONEXÕES DENTRO DO PRAZO

Até 30 dias após a notificação – 75% de desconto no valor da vistoria e 6 meses de isenção do pagamento da tarifa de esgoto;

De 31 a 60 dias após a notificação – 50% de desconto na vistoria e 3 meses de isenção do pagamento da tarifa de esgoto;

De 61 a 120 dias após a notificação - 20% de desconto na vistoria e 1 mês de isenção do pagamento da tarifa do esgoto;

Após 120 dias da notificação – Início da cobrança por disponibilidade.


Em paralelo, a Metrosul também atua com a conscientização dos moradores quanto aos cuidados que todos devem ter para que o sistema de esgotamento nas cidades seja cada vez mais eficiente. Descarte inadequado de lixo no esgoto, prejuízo do óleo de cozinha nas tubulações e ligações clandestinas das redes pluvial e cloacal são alguns assuntos abordados pelas equipes que realizam as ações porta a porta, com entrega de material informativo.


Mais informações sobre conexão à rede e o tratamento de esgoto podem ser consultadas em www.esgototratado.com.br.



Postar um comentário

0 Comentários