Irã lança mísseis balísticos contra duas bases dos EUA no Iraque


Presidente Donald Trump irá se manifestar na manhã desta quarta-feira


Irã confirma através de sua rede de TV estatal, que disparou uma sequência de mísseis balísticos contra bases do Exército dos EUA na província de Anbar e Erbil no Iraque na noite desta terça-feira (7).

Segundo a rede de TV americana Fox News, pelo menos 15 mísseis foram disparados pelos iranianos.

O ataque é uma retaliação devido ao assassinato do general Qassem Soleimani, que comandava a Guarda Revolucionária Islâmica do regime iraniano e que estava atrás de diversos ataques contra alvos americanos no Oriente Médio.

O presidente Donald Trump está reunido com o seus Estado Maior e acompanha os acontecimentos, segundo informações da Casa Branca.

Segundo informações divulgadas pelo Pentágono, não há registros de baixas americanas. O governo do Iraque informou que não teve baixas em seus militares, pois as bases atacadas são de operações conjuntas. Governos da França, Inglaterra, Alemanha e Nova Zelândia confirmaram que não tiveram baixas em seus militares sediados nas duas bases. Já Teerã informa que 80 militares americanos morreram nos ataques.

Israel através de sua chancelaria, já informou irá responder duramente qualquer tentativa de ataque. Apesar de não confirmar oficialmente, Israel possui armas nucleares em misseis balísticos. 

O preço do barril de petróleo teve uma alta de 4% durante a madrugada, chegando a custar mais de US$ 70 o barril, agora opera em torno de US$ 68. O preço vai oscilar durante o dia.




Por André Guterres/Info do Vale
Matéria atualizada em 8 de janeiro às 7h23min
Foto: reprodução/Agência Estatal Iraniana de Televisão 


Postar um comentário

0 Comentários