Cachoeirinha comemora os bons resultados de um ano de cercamento eletrônico




Ação que será ampliada, em 52 semanas recuperou 59 veículos. Cidade é considerada pioneira no Estado.


O Cercamento Eletrônico, ferramenta implantada em Cachoeirinha para combater crimes ligados a veículos completou um ano no início de outubro. “Comemoramos os resultados desta ação pioneira e que é modelo para o Estado. Teremos a ampliação com instalação de mais câmeras para melhorar ainda mais a segurança, como na queda do número de furto de veículos em Cachoeirinha”, disse o prefeito Miki Breier.

De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Cachoeirinha reduziu 55% dos roubos de veículos se considerados os cinco primeiros meses de 2019 com relação ao mesmo período no ano passado. “Ao longo de um ano, recuperamos 59 carros em 52 semanas. Uma média de um carro e meio recuperado a cada 7 dias”, explica o secretário de Segurança e Mobilidade, Joaquim Fortunato.

O relatório sobre o Cercamento Eletrônico realizado pelo Observatório da Guarda Municipal, apontou também que no primeiro semestre de 2019, foram feitos 62 alertas de veículos em situação de furto na cidade destes, 51 foram recuperados. “Eficiência de 82%”, aponta o secretário.
A Avenida Flores da Cunha, com fluxo de 50 mil veículos por dia, é a segunda via urbana mais movimentada do Rio Grande do Sul.

Como funciona o sistema

Com as câmeras instaladas e as informações dos radares é possível escanear a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. A fiscalização é possível através do uso do sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, por exemplo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação para o CICC, que faz a comunicação com a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, informando os dados da placa e, assim, permite a rápida abordagem. 


Via PMC/foto: Agência Brasil
















Postar um comentário

0 Comentários