CACHOEIRINHA | Exame citopatológico é restabelecido nas unidades de saúde da cidade


Divulgação/Prefeitura de Cachoeirinha.


Exame havia sido suspenso devido a troca de laboratório pelo Estado. Também conhecido como Papanicolau, a coleta continua sendo realizada nas unidades de saúde do município.


Desde a semana passada, o exame citopatológico foi reestabelecido nas unidades de saúde de Cachoeirinha. A coleta ficou indisponível por cerca de 30 dias, mas as agendas já foram retomadas e o exame disponibilizado para as pacientes.

O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, havia sido suspenso devido a troca de laboratório pelo Estado. Um novo laboratório de Canoas foi contratado, visto que o anterior, localizado em Viamão, pediu a rescisão do contrato.

Conforme o secretário de Saúde, Paulo Abrão, para as pacientes, o procedimento segue o mesmo para a realização do citopatológico. "A coleta continua sendo nas unidades de saúde do município. O que mudou foi a logística que a Prefeitura tem de fazer para o encaminhamento dos exames, que agora é enviado a Porto Alegre, e o Estado se encarrega de mandar para o laboratório", explica o titular da pasta.

O citopatológico é um exame preventivo da saúde da mulher, que detecta o câncer de colo de útero, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), chamados de tipos oncogênicos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. As infecções por HPV são curáveis na maioria dos casos, por isso a importância da realização do exame. 

Por Andressa de Bem e Canto




Postar um comentário

0 Comentários