GRAVATAÍ | Aluno da Escola Santa Rita de Cássia conquista bolsa de estudos integral e gratuita



Dionatas da Silva está no 3º ano do Ensino Médio e irá cursar Engenharia de Produção na Faculdade Cesuca 

O último ano na escola se torna um grande desafio para a maioria dos jovens que se preparam para entrar no mundo universitário. Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, Dionatas da Silva, de 17 anos, viu todo seu empenho e dedicação aos estudos durante o ano resultarem na conquista de uma bolsa de estudos integral e gratuita na Faculdade Cesuca, no curso de Engenharia de Produção.

"Eu comecei a estudar desde o início do ano no Pré-Vestibular aqui da escola. Estava me preparando primeiramente para o ENEM, mas eu queria fazer os vestibulares também. O primeiro que eu fiz foi na Cesuca, acabei passando em primeiro lugar e consegui a bolsa gratuita no curso de Engenharia de Produção, que era o que eu queria", contou Dionatas.

Através da Feira de Profissões da Faculdade Cesuca que a escola participou, Dionatas teve a oportunidade de conversar com os profissionais da área dos cursos que estava em dúvida e a fazer a inscrição para o vestibular da instituição. Assim, dentro dos participantes que se inscreveram no evento para o vestibular, quem ficasse em primeiro lugar conquistaria a bolsa integral e gratuita no curso que escolhesse.

Ao falar sobre a escolha da profissão, o estudante, que trabalha desde os 14 anos, contou que a primeira experiência profissional que teve foi como Menor Aprendiz dentro de uma multinacional. "Nessa empresa eu tinha muito contato com a engenharia, e tive a oportunidade nesse um ano e meio para conversar com os profissionais da área e conhecer como funcionavam os processos, então a partir disso vim com essa pré-disposição clara, gostei muito do que vi lá", relatou.

Preparação o ano todo

Segundo a supervisão da escola, é realizada a preparação para os vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com atividades e provas de simulado em sala de aula, além de atividade integradora nos sábados. Também são promovidas visitas orientadas às instituições de ensino superior da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os alunos são incentivados  a participarem de cursos e estágios, preparando-se para o mercado de trabalho. Uma das divulgações que aconteceram na escola, neste ano letivo, foi da Universidade   Federal do Rio Grande- FURG e que despertou o interesse dos jovens. "É um desejo dos alunos da Escola Pública ingressar em uma Universidade Federal, e quando eles têm a oportunidade de conhecer essa Instituição e os cursos que são oferecidos, com certeza sentem-se mais motivados para  atingir seus objetivos", destacou a diretora Kátia de Bem.

Iniciativa Popular Estudantil - IPE

A Iniciativa Popular Estudantil - IPE funciona na EMEM Santa Rita de Cássia no turno da noite, é um cursinho Pré-Vestibular realizado por um grupo de estudantes voluntários, alguns já formados, com o propósito de auxiliar os jovens nessa preparação para o Enem e vestibulares. Funciona de segunda à sexta-feira das 19h às 22h. Os estudantes que participam deste projeto, são em sua maioria alunos da escola mas é aberto também  a toda comunidade.

"É um trabalho  voluntário, eu não paguei nada para estudar o ano inteiro, e eles também não receberam nada por isso, e o resultado nós vimos: consegui passar em primeiro lugar estudando também  com eles, ", salientou Dionatas.

"Trabalhamos para que nossos alunos tenham condições de encarar e vencer  os desafios que vida apresenta, sendo que  a escola  mostra  diferentes  caminhos para que  escolham o que de fato é importante para cada um. Somos mediadores no processo de aprendizagem e a busca constante pelo conhecimento nos permite atingir melhores resultados." finalizou Kátia de Bem.

Texto: Larissa Mascolo / Edição: Cristine Luiza Schmidt 






Postar um comentário

0 Comentários