Anúncios

Governo do Estado inicia obra de R$ 48 milhões para reforçar proteção contra cheias em Porto Alegre

Foto: Lucas Barroso/Ascom Serg

Governo do Estado inicia obra de R$ 48 milhões para reforçar proteção contra cheias em Porto Alegre


Por André Guterres - Info do Vale e Cachoeirinha Notícias 24 Horas


As obras para ampliar a proteção contra cheias na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, começaram na manhã desta sexta-feira (26). A intervenção, financiada pelo Governo do Rio Grande do Sul com investimento de R$ 48 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), será executada pela Prefeitura de Porto Alegre e tem previsão de conclusão em agosto.

O projeto integra o conjunto de ações voltadas à reconstrução e à prevenção de desastres climáticos após as enchentes que atingiram o Estado, fortalecendo o sistema de contenção de cheias na Zona Norte da Capital.


Obra reforçará sistema de proteção entre Anchieta e Sarandi

A intervenção será realizada entre os bairros Anchieta e Sarandi, em uma área considerada estratégica para a proteção da região do aeroporto. O projeto prevê a construção de um dique com aproximadamente 100 metros de extensão entre o Arroio Passo das Pedras e o Rio Gravataí, além da instalação de um sistema móvel para o fechamento das galerias que fazem a ligação entre o Arroio Areia e o manancial.

Segundo estudo técnico apresentado pela Prefeitura de Porto Alegre, a obra terá impacto mínimo sobre o nível das águas, estimado em apenas 7 milímetros, diferença considerada pouco significativa dentro dos parâmetros de engenharia para sistemas de contenção de cheias.

O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, destacou que o investimento integra o Plano Rio Grande, criado para ampliar a segurança das cidades diante de eventos climáticos extremos.

"É uma obra que faz parte do Plano Rio Grande e integra o sistema de proteção contra as cheias da capital. Já superamos R$ 550 milhões em financiamento de obras para minimizar o impacto das chuvas em diversos municípios. São várias ações que estão tornando o Rio Grande do Sul mais preparado para enfrentar futuros eventos meteorológicos", afirmou.
Mais de R$ 550 milhões já foram destinados para obras contra enchentes

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou a integração entre os diferentes níveis de governo para viabilizar a obra.

"Essa é uma ação de responsabilidade do governo federal, delegada ao Estado e que está sendo executada pela prefeitura, em uma governança muito bem construída. A ordem é trabalhar dia e noite para entregar no menor prazo possível. Temos certeza de que esse será um marco de Porto Alegre na proteção contra cheias, tanto pela complexidade quanto pela agilidade da construção", declarou.

Os recursos fazem parte do Programa Fundo a Fundo da Reconstrução, que permite o repasse direto de verbas estaduais para obras de prevenção e recuperação em municípios gaúchos.

Até o momento, o Governo do Estado já aprovou mais de R$ 550 milhões para investimentos em sistemas de proteção contra cheias em cidades como Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Eldorado do Sul, Rio Grande, Pelotas, Esteio, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, São Lourenço do Sul e Alvorada. Outros projetos seguem em fase de análise.

Com a nova intervenção, o Estado busca ampliar a capacidade de resposta diante de eventos climáticos extremos e reduzir os riscos de alagamentos em uma das regiões mais sensíveis da Capital.

Postar um comentário

0 Comentários