Anúncios

Projeto CENA é lançado e anuncia dois editais para escolas públicas e instituições socioculturais e profissionais do audiovisual





Programa reúne formação, apoio para produção de curtas e doação de equipamentos permanentes para espaços no Rio Grande do Sul interessados, priorizando instituições impactadas pelas enchentes ocorridas em maio de 2024


A Amora Produções Culturais anuncia o lançamento do CENA: Criar e Empreender no Audiovisual, iniciativa que chega ao Rio Grande do Sul para fortalecer a cena audiovisual, incentivar o empreendedorismo jovem e apoiar escolas e instituições socioculturais de municípios afetados pelas enchentes. O projeto contempla dois espaços no estado e combina formação técnica, estímulo à economia criativa e a doação de equipamentos multimídia que permanecerão como legado permanente para os locais atendidos.

O lançamento marca o início oficial através de dois editais públicos, que estruturam o projeto, com inscrições abertas a partir de 26 de janeiro, via formulário online. O CENA selecionará dois locais, podendo ser escolas públicas de ensino médio ou instituições socioculturais, que receberão todas as etapas do projeto e abrigarão o curso de audiovisual, workshops, oficinas para professores e a formação de microprodutores juvenis. Cada espaço receberá, de forma definitiva, seis notebooks, duas câmeras semiprofissionais, um projetor e um telão.

O projeto nasce da compreensão de que a juventude precisa ser protagonista na construção de soluções criativas e que o audiovisual, aliado ao empreendedorismo, é uma linguagem potente para estimular pensamento crítico e autonomia. Para Francielle Daltrozo, sócia da Amora Produções Culturais e responsável pela execução do projeto, a iniciativa representa "uma oportunidade de formação para jovens que, muitas vezes, não têm acesso à linguagem audiovisual. Queremos que esses estudantes experimentem, criem e enxerguem o audiovisual como caminho possível de futuro e expressão. Estamos falando de acesso, de pertencimento e de oportunidades que permanecem mesmo depois que o projeto termina", afirma.

O projeto, que terá duração de seis meses em cada cidade, contará com quatro turmas temáticas de Direção, Roteiro, Arte e Produção, atendendo 60 jovens por local contemplado, sempre no contraturno escolar. A formação soma 192 horas de capacitação, em aulas teóricas e práticas conduzidas por profissionais também selecionados via edital. Os estudantes participarão ainda de três workshops complementares sobre Gestão Financeira, Marketing e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como parte do processo de aprendizagem empreendedora, serão formadas seis microprodutoras audiovisuais por cidade, cada uma com dez alunos, que receberão recursos financeiros para produzir um curta-metragem alinhado aos 17 ODS. Ao final do ciclo, todos os filmes serão exibidos em uma Mostra de Cinema aberta à comunidade, seguida de bate-papo com os jovens realizadores.

Além da formação, os estudantes receberão auxílio financeiro para transporte, depositado na conta dos responsáveis legais, e lanche nos dias de formação. "O CENA ensina também sobre colaboração, responsabilidade, sensibilidade e capacidade de transformar um tema, uma ideia, uma inquietação em narrativa. É uma ação que coloca o estudante no centro do processo criativo e fortalece vínculos, autoestima e leitura crítica da realidade", destaca Francielle.


Chamada para profissionais e instituições


O edital para profissionais do audiovisual selecionará oito professores das áreas de Roteiro, Direção, Arte e Produção, priorizando profissionais que residam ou atuem em cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes de 2024 e os que já tenham experiência no ensino para o público adolescente. Os selecionados atuarão presencialmente em local a definir, também em cidades afetadas, com remuneração total de R$ 2.500,00 por mês durante o período, para carga horária efetiva com média de 3 horas semanais. As inscrições ocorrem de 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, exclusivamente via formulário online, com resultado previsto para 11 de março.

Já o edital para escolas e instituições abre seleção para definir os dois locais que serão polos oficiais do projeto em 2026. Poderão participar escolas públicas de ensino médio e instituições socioculturais que atuem com adolescentes, desde que localizadas em municípios atingidos pelas enchentes. As inscrições ocorrem entre 26 de janeiro e 20 de fevereiro de 2026 por meio de formulário online. Entre os critérios de seleção estão os impactos sofridos pela instituição, a disponibilidade de espaço físico adequado, a indicação de um profissional responsável para acompanhamento do projeto, a realização das atividades no contraturno escolar e a capacidade de mobilizar ao menos 60 estudantes interessados, além da disponibilidade para receber visita técnica na etapa final.

Como investimento social, o CENA fará doações de equipamentos, remuneração para oito profissionais do audiovisual local, criação de 12 microprodutoras no total, 12 curtas-metragens, uma mostra de cinema e impacto direto em mais de 180 jovens e educadores.

O projeto CENA: Criar e Empreender no Audiovisual, com Pronac 2317375, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, do lado do povo brasileiro, e conta com o patrocínio do Nubank.


Serviço:


Edital para profissionais do audiovisual

Quem pode participar: Profissionais do audiovisual que residam ou atuem em cidades afetadas pelas enchentes de 2024. Prioridade para pessoas com experiência no ensino de adolescentes.

Atuação: aulas semanais de 3h para jovens do ensino médio (abril a setembro de 2026), participação de encontros com equipe pedagógica, microprodutoras e na Mostra Final.
Inscrições: de 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026 | Somente via formulário: https://forms.gle/PwxuhMe8jaHYTBv3A

Resultado: 11 de março de 2026, nas redes da Amora Produções Culturais.



Edital para escolas e instituições socioculturais

Quem pode participar: Escolas e instituições situadas em municípios atingidos pelas enchentes de 2024, com atendimento a adolescentes do ensino médio.

Inscrições: de 26 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026 | Somente via formulário: https://forms.gle/cjosX65GhaxedEDa9

Resultado: 18 de março de 2026, nas redes sociais da Amora Produções Culturais.

Contatos: projetosdaamora@gmail.com | WhatsApp: (51) 98552-2682


Postar um comentário

0 Comentários