A finalidade é avaliar a execução das diretrizes do Plano Municipal de Cultura, propor, diretrizes e realizar a eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural
No dia 13 de dezembro, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), por meio da Diretoria de Cultura, realiza a 10ª Conferência Municipal de Cultura, no Espaço Facilita, no Shopping do Vale. Neste ano, o tema é "Consolidação da Identidade Cultural de Cachoeirinha" e propõe uma reflexão sobre a valorização e fortalecimento da nossa identidade local a partir da ação cultural.
Durante a Conferência, haverá uma palestra com a Mari Martinez, coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, e uma apresentação teatral da peça "A Protegida", de autoria da Ruth Rodrigues e adaptada pela Leandra Guterres. A apresentação será realizada pelo Grupo de Teatro Vida, pertencente ao Centro da Pessoa Idosa.
Para o diretor de cultura, Tom Amorim, essa Conferência nos convida a refletir sobre quem somos e sobre a força criativa de nossa cidade. "É o espaço onde a participação popular se transforma em política pública, fortalecendo a diversidade, os artistas locais e os laços que nos unem como território cultural".
A Conferência Municipal de Cultura é realizada a cada dois anos e tem como finalidade avaliar a execução das diretrizes do Plano Municipal de Cultura, propor, retificar ou excluir diretrizes e metas no mesmo Plano e realizar a eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
Poderão se habilitar como Delegados, podendo votar nas diretrizes e na eleição dos novos Conselheiros, todos os moradores do município, maiores de 16 anos, que comprovarem residência no ato da inscrição. A Conferência é aberta a toda comunidade.
Já os integrantes da comunidade cultural que pretenderem se candidatar ao CMPC, devem seguir os seguintes critérios: residir há pelo menos um ano no município e possuir atuação comprovada na área artística do setor que pretende representar (como artes cênicas, artes visuais, cultura tradicional ou popular, gestão ou produção cultural, livro, leitura e literatura, música, ou patrimônio cultural). Esta comprovação também pode ser realizada por meio do Cadastro Municipal de Artistas e Trabalhadores da Área Cultural do Município, realizado na própria Smcel.

0 Comentários