Cachoeirinha sedia o XV Seminário Água para a Vida e apresenta avanços na gestão do Arroio Sapucaia





Evento ocorreu no Cesuca e reuniu pesquisadores, gestores públicos, alunos, professores de escolas municipais e técnicos ambientais

Cachoeirinha sediou, no final de novembro, o XV Seminário Água para a Vida, organizado pelo Comitesinos e pelo Projeto Verde Sinos, com o tema "Desafios na Conservação de Banhados". O evento ocorreu no Cesuca e reuniu pesquisadores, gestores públicos, alunos, professores de escolas municipais e técnicos ambientais para discutir estratégias de proteção dos recursos hídricos na Bacia do Rio dos Sinos.

Durante o encontro, o professor David Cafruni e o biólogo Nícolas Weissheimer, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), apresentaram o painel "Cachoeirinha e o Arroio Sapucaia: Gestão Ambiental e Políticas Públicas", demonstrando o avanço das ações estruturantes na sub-bacia.

A mesa também contou com a mediação do professor Alexandre Tozetti (Unisinos) e com palestras da promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira (MP/RS) e do professor Marcelo Barros (Feevale).


Reconhecimento

A promotora ressaltou o protagonismo municipal e elogiou a condução das políticas ambientais na cidade. "Cachoeirinha demonstra um nível de organização e comprometimento que precisa ser reconhecido. A forma como o município integra pesquisa, gestão pública e diálogo institucional é exemplar na Bacia do Rio dos Sinos", frisou Ximena.

O secretário da SMMAS, Eduardo Quintana, celebrou o reconhecimento regional e reforçou o papel estratégico da pesquisa e da cooperação entre instituições: "Nosso empenho na condução técnica dos projetos e na articulação com instituições de pesquisa tem colocado Cachoeirinha em posição de destaque na área ambiental. Trabalho complexo que fortalece nossa capacidade de planejar, inovar e proteger nossos recursos naturais."

Quintana ressaltou ainda que o município segue ampliando sua presença em redes de cooperação com o MPRS, UFRGS, Cesuca e, a partir de 2026, com a Unisinos e a Feevale, consolidando Cachoeirinha como referência em gestão ambiental integrada.


Participação de estudantes

Também participou da abertura e organização do evento a Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a presença de alunos da EMEB Maria Fausta e da professora Bárbara Groff da equipe pedagógica.

Ações na sub-bacia apresentadas no evento:

- Dragagem e limpeza do Arroio Sapucaia, ampliando a capacidade de drenagem, escoamento e mitigando riscos ambientais
- Pesquisas conduzidas pelo técnico do Departamento de Licenciamento Ambiental, Renan Fernando Tresoldi Thiesen sobre a averbação de matrículas na área da antiga Souza Cruz para consolidação de Corredores Ecológicos, em alinhamento ao processo administrativo da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí
- Identificação de gastrópode (molusco) invasor no Arroio Sapucaia, com monitoramento e análise técnica dos impactos potenciais
- Reformas e melhorias no Horto Florestal Municipal Chico Mendes, reforçando a infraestrutura ambiental do município.

Postar um comentário

0 Comentários