Espaço se consolida como principal porta de acesso aos serviços públicos do município
O Facilita Cachoeirinha, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Trabalho e Turismo (SMDET), segue crescendo como referência em atendimento ao cidadão. Entre 10 de março e 12 de novembro de 2025, a plataforma e o posto integrado registraram 88.727 atendimentos, uma média de 9.858 pessoas por mês, reforçando a centralização e a eficiência dos serviços públicos ofertados pela Prefeitura de Cachoeirinha.
Além da estrutura municipal, o Facilita reúne serviços de órgãos parceiros, que também apresentam grande demanda da população. No período analisado, foram contabilizados em média de:
- 26.500 atendimentos do INSS;
- 20.000 atendimentos da FGTAS/Sine;
- 8.701 atendimentos do IGP; e,
- 30.000 acessos ao auditório.
Somando esses serviços, o fluxo total de pessoas circulando pelo Facilita é ainda maior. Em especial no atendimento do IGP, muitas pessoas buscam o posto apenas para orientações, esclarecimentos ou porque não conseguem finalizar o procedimento por falta de documentação. Estima-se que mais de mil pessoas adicionais passaram pelo local somente para informações relacionadas à carteira de identidade (RG).
A SMDET reforça que a emissão do RG é um serviço do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O Facilita Cachoeirinha atua exclusivamente como posto de atendimento, auxiliando a população com triagem, conferência de documentos e encaminhamentos. A produção, responsabilidade e gestão do documento são totalmente estaduais.
Além disso, o Facilita disponibiliza uma série de serviços municipais, entre eles:
- Protocolos, agendamentos e orientações;
- Espaço multiuso (coworking);
- Auditório aberto à comunidade.
Respeito e eficiência
O prefeito Cristian Wasem enfatiza que o Facilita Cachoeirinha se consolida como um dos maiores avanços na modernização dos serviços públicos da cidade. "Esse volume expressivo de atendimentos mostra que estamos no caminho certo ao investir em estruturas que aproximam a Prefeitura da população e oferecem mais agilidade no dia a dia das pessoas. Nosso compromisso é continuar ampliando e qualificando os serviços, para que cada cidadão seja atendido com respeito e eficiência”, frisou.
Segundo a secretária da SMDET, Sueme Pompeo de Mattos, o aumento contínuo no número de atendimentos demonstra a confiança da população e a relevância do Facilita como ferramenta de modernização, integração e aproximação entre governo e comunidade. “A Prefeitura de Cachoeirinha segue comprometida em ampliar a oferta de serviços, aprimorar a experiência do usuário e garantir um atendimento cada vez mais ágil, humano e eficiente”, ressalta Sueme.

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