![]() |
Equipamento de endoscopia - foto: divulgação |
Por Nelson Machado Dutra Filho
A comunidade de Gravataí e região já pode usufruir de novos equipamentos que facilitam o diagnóstico médico, por meio de endoscopias e colonoscopias no Hospital Dom João Becker. Entre as tecnologias recebidas estão uma processadora CV-170, um monitor Sony de alta definição LMD-2435MD, dois gastrovideoscópio Optera GIF-H170 e dois colonovideoscópio Optera CF-H170L. Condições como úlceras, polipos, gastrite e alguns tipos de câncer poderão ser mais facilmente detectados pela equipe médica, facilitando o tratamento.
Para o gestor do setor de endoscopia do Dom João Becker, Guilherme John, a aquisição vai completar a área, já que a equipe conta com médicos com formação endoscópica em centros de excelência do Estado, além de serem certificados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Além dos médicos endoscopistas, os procedimentos contam com a presença de anestesistas e de equipe de enfermagem especializada. "Hoje temos um setor avançado para a realização de endoscopias e colonoscopias. Contamos com uma sala totalmente equipada e, de acordo com a demanda, poderemos, no futuro, realizar a ampliação para mais uma sala", afirma Guilherme John.
Importantes para o diagnóstico de diversas doenças do trato digestório, as endoscopias e colonoscopias exigem alguns cuidados no pré-exame. No caso da endoscopia, é necessário jejum de pelo menos oito horas antes do procedimento. Já na colonoscopia, o paciente deverá modificar a alimentação por alguns dias e usar medicações para estimular o funcionamento do intestino. O médico realiza o diagnóstico por meio da visualização direta do esôfago, estômago, duodeno e intestino (no caso da colonoscopia). Ele também poderá realizar biópsias, se necessário.
Para a direção do hospital, a modernização do setor de endoscopia é mais um passo no projeto de entrega de um "Novo Dom João Becker". "O diagnóstico é fundamental para o perfeito desfecho do tratamento. Já contávamos com uma equipe qualificada e, agora, contamos com as melhores tecnologias", comenta o diretor médico Fernando Issa.
0 Comentários