Por André Guterres - Info do Vale
O 26º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeirinha iniciou, nesta quarta-feira (15), um ciclo de capacitações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltado à qualificação do efetivo no atendimento a pessoas com autismo e suas famílias. A iniciativa reforça o compromisso da corporação com a formação contínua e o atendimento humanizado à comunidade.
Formação prepara policiais para abordagens mais empáticas
A capacitação, ministrada pela psicóloga Juliana Pocharschi Monticelli, da Associação Pais e Amor de Cachoeirinha, busca ampliar o conhecimento dos policiais sobre os aspectos comportamentais, as formas de comunicação e as estratégias adequadas de abordagem em situações que envolvem pessoas com TEA.
Ao todo, quatro turmas participarão da formação, que tem como foco o desenvolvimento de práticas empáticas e assertivas, contribuindo para o fortalecimento do vínculo entre a Brigada Militar e a comunidade autista do município.
A iniciativa conta com o apoio da Associação Pais e Amor, instituição reconhecida pelo trabalho de inclusão e apoio a famílias de pessoas com autismo em Cachoeirinha. Segundo os organizadores, a formação representa um passo importante na construção de uma segurança pública mais sensível e preparada para lidar com a diversidade.
Com ações como essa, o 26º BPM reafirma seu papel não apenas na proteção da sociedade, mas também na promoção da empatia, do respeito e da inclusão social em Cachoeirinha.
0 Comentários