A Corsan instalou cinco geradores de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Esteio, que também abastece Sapucaia do Sul, para evitar falta de água por queda de eletricidade. O investimento é de R$ 2,7 milhões.
A capacidade total dos equipamentos é de três mil quilovolts-amperes (KVA), o suficiente para garantir o atendimento de 100% da carga em caso de falta de energia. Os geradores foram posicionados sobre uma plataforma elevada, para prevenir danos e manter o funcionamento seguro mesmo em situações de enchentes.
O especialista de eficiência energética da Corsan, Andrei Becker, explica que os investimentos realizados nesses equipamentos têm assegurado o abastecimento de água mesmo em dias de fortes chuvas ou ventanias, que comprometem o fornecimento de energia elétrica.
“Os geradores são equipados com quadros de transferência automática de carga, que identificam instantaneamente a falta de energia e acionam o sistema de forma autônoma, sem necessidade de intervenção humana. Quando o fornecimento é restabelecido pela concessionária, o sistema também reconhece o retorno da eletricidade e transfere automaticamente a operação da ETA de volta para a rede elétrica convencional”, explica Becker.
Esta é a terceira estação de tratamento de água da Região Metropolitana a receber geradores. Em Canoas, as ETAs Niterói e Rio Branco também contam com a tecnologia.
.jpeg)
0 Comentários