Regularização fundiária contempla moradores da Vila Osório em Esteio


Moradores receberam a matrícula e uma muda de
ipê amarelo do prefeito Felipe Costella

Via Ascom - Foto: divulgação

Em uma solenidade realizada na Praça Vila Osório, junto ao Ginásio Sílvio Batista, no Bairro Três Portos, 14 famílias receberam as matrículas dos seus imóveis, que ficam onde antes passava a linha de alta tensão, desativada. A entrega do documento, depois de um longo processo que durou nove anos, garante mais dignidade para os proprietários, que deixam para traz a incerteza e ganham a segurança jurídica de que são, de direito, donos daqueles imóveis, podendo negociá-los e deixá-los de herança, por exemplo.

Pouco antes de repassar as matrículas, o prefeito Felipe Costella lembrou que o processo de regularização fundiária teve início na gestão passada, agradeceu ao empenho de todos os profissionais da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) que se dedicaram para a conclusão do projeto com sucesso, parabenizou os moradores pela conquista e destacou que o ato representava muito mais que formalidades. “Esse documento não é um simples pedaço de papel numa pastinha. Esse documento é uma história, é uma vida de luta”, afirmou. Felipe disse que aquele era um momento especial para a gestão. “Talvez, para o gestor público, esse seja um dos momentos mais gratificantes, que é a entrega de uma matrícula para um cidadão, para uma cidadã. Porque isso é motivo de muito orgulho, é fruto de muito trabalho”, disse. “Eu estou muito feliz. Não mais que vocês, mas tanto quanto. Estou muito feliz com esse dia de hoje. É um dia marcante na minha vida, porque a gente está mudando a realidade de algumas famílias, famílias que esperavam por isso há décadas. Parabéns a todos pela conquista, e obrigado a quem, no dia a dia, está lá transformando e mudando a realidade da vida das pessoas para melhor”, finalizou.

Falando em nome da comunidade, Jorge Evonir de Lima fez um histórico das lutas dos moradores, que se mobilizaram para desativar a linha de alta tensão e depois foi buscar a regularização dos imóveis. “Mas nada disso aconteceria se a Prefeitura não tivesse intermediado e assumisse esse compromisso com os moradores da Vila Osório”, agradeceu.

Também fizeram uso da fala, a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Raquel de Freire Gonçalves, que comanda a pasta responsável pelo processo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Luz. “Quero que saibam que a alegria de ver essas matrículas nas mãos de vocês, não é só de quem recebe. A SMU vibra junto com cada família quando o processo dá certo. Quero agradecer ao prefeito Felipe Costella por fazer essa entrega aqui, num momento especial, uma entrega que muda o futuro de 14 famílias: a entrega da dignidade”, discursou a secretária. “O que a gente vai ver aqui é a entrega de papéis, mas esses papéis, muitas vezes, são o sonho de muitas famílias, de muitas pessoas, que esperam por isso. É um processo com um grau de dificuldade muito grande. Não é algo simples”, destacou o vereador, que também elogiou os servidores da SMU pelo projeto concluído.

Após as falas, as famílias receberam as matrículas, entregues pelo prefeito, e uma muda de ipê amarelo da secretária.

Desde 2017, a Administração Municipal entregou quase 900 matrículas de imóvel localizados em comunidades como as vilas Pedreira e Boqueirão e loteamento Bruno Sperb e João Frainer, entre outros. Atualmente, processos estão sendo realizados na Travessa Minetto, Vila Barreira e Rua Manoel dos Santos, que vão contemplar quase 300 famílias.

Postar um comentário

0 Comentários