GRAVATAÍ: Novo equipamento vai agilizar resultado de exames no hospital Dom João Becker e nas UPAs

 



A Central de Análises Clínicas do Hospital Dom João Becker ampliou o seu parque tecnológico para agilizar os resultados dos exames. A mais recente aquisição foi um equipamento analisador de bioquímica, Dimension ExL 200 (Siemens), que permite avaliar diversos exames, entre eles creatinina, TGO e TGP (enzimas hepáticas), glicose e troponina (análise da função cardíaca). Agora são dois equipamentos do gênero, que vão impactar positivamente no atendimento de pacientes, tanto do SUS, quanto de convênios e particulares. Atualmente, o laboratório do HDJB realiza análises do hospital, do posto avançado de coleta e também das duas UPAs do município (COHAB e Moradas).



São cerca de 60 mil exames realizados mensalmente, operando com 100% da capacidade instalada. Para a supervisora da Central de Análises Clínicas, Gabriela Hahn, além do menor tempo de entrega dos resultados, o novo equipamento permite uma segurança assistencial ainda maior. “Agora operamos com dois equipamentos de igual modelo, ou seja, caso um apresente defeito, ainda assim conseguiremos realizar os exames sem ruptura, pois um é o backup do outro”, ressalta a biomédica.

A aquisição do analisador de bioquímica faz parte de uma política de investimentos no laboratório, que vem ocorrendo desde 2020. A unidade possui Padrão Diamante, certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que audita mensalmente cerca de seis mil serviços laboratoriais em todo o país. “O laboratório de análises clínicas do Becker é uma extensão, um braço técnico de nossa matriz em Porto Alegre. Seguindo o mesmo padrão, com reconhecimento nacional, tornou-se um serviço de referência pela qualidade e agilidade na liberação dos laudos. Estes avanços demonstram um processo contínuo de modernização, um diferencial no tratamento e diagnóstico oferecido aos nossos pacientes”, afirma a gerente hospitalar, Louise Chagas.


O FUTURO – A Central de Análises Clínicas conta atualmente com duas estruturas, sendo o laboratório central, no Dom João Becker, e o posto avançado de coleta, junto ao Centro Médico HDJB (prédio ao lado do hospital). Com as melhorias propostas pela Santa Casa em Gravataí, sendo uma a construção da nova Emergência SUS, a organização arquitetônica e disposição das áreas no hospital vem passando por remodelamentos. A expectativa é de que a Central de Análises Clínicas em breve possa ser beneficiada e ampliar a sua área física. “Estamos desenhando um projeto que atenda as nossas necessidades atuais e as de um futuro próximo. Considerando também a construção do Barbara Maix (futuro hospital da Santa Casa no município)”, comenta Gabriela. 

Por Nelson Dutra - foto: divulgação

Postar um comentário

0 Comentários