Salas das Margaridas são inauguradas nas 1ª e 2ª Delegacias de Polícia Civil de Cachoeirinha

 



Espaço disponibilizado nas duas DPs servirá para acolhimento de mulheres vítimas de violência tanto da Zona Norte quanto da Zona Sul da cidade.


Nesta terça-feira, 29, foram inauguradas as “Salas das Margaridas” nas 1ª e 2ª Delegacias de Polícia Civil de Cachoeirinha, espaços diferenciados em ambos as DPs. A Sala das Margaridas é um ambiente reservado, acolhedor e com atendimento especializado, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha, em espaço preparado para receber e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo da violência. A instalação das Salas contou com esforços do Gabinete da Primeira-dama, da Rede de Proteção à Mulher e da própria Polícia Civil através das 1ª e da 2ª Delegacia de Polícia.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

A primeira-dama Fabi Medeiros agradeceu o empenho de todos, sobretudo das mulheres que fazem parte da Rede de Proteção à Mulher: “se não fosse pelo engajamento destas mulheres, às quais represento neste ato, este momento não seria possível. Agradeço imensamente a sensibilidade de todos, mulheres e homens que fazem parte desta conquista, especialmente ao delegado Regional, que atendeu prontamente a nossa solicitação”. O prefeito Cristian Wasem também agradeceu a todos e comemorou: “é mais um avanço para nossa cidade, que se torna mais acolhedora e humanizada”. Na mesma linha, o vice-prefeito delegado João Paulo Martins destacou ainda que a Sala das Margaridas “trata de forma igualitária as mulheres tanto da zona norte quanto da zona sul”. O delegado da 1ª DP, André Lobo Anicet, salientou que a delegacia “já faz um trabalho diferenciado para o atendimento especial das vítimas de violência doméstica, mas agora ele será ainda mais qualificado com esta Sala das Margaridas, que proporcionará um acolhimento maior”. Já a titular da 2ª DP, delegada Milena Simioli, salientou: “queremos agradecer à Prefeitura, que não mediu esforços para que este projeto fosse realizado”. O titular do Departamento de Proteção dos Grupos Vulneráveis (DPGV), delegado Christian Nedel, lembrou que o município inaugura a 77ª e a 78ª Sala das Margaridas no Estado que, por sua vez, conta com 21 delegacias especializadas de atendimento às mulheres. O vereador Marco Barbosa, que também é policial civil, agradeceu os esforços do Governo. “Quero agradecer, na pessoa da primeira-dama Fabi Medeiros, que foi incansável na luta por este espaço, a todos que fazem parte da Rede de Proteção à Mulher, que estão fazendo um trabalho magnífico”, disse.

Também estavam presentes na solenidade a diretora de Polícia Metropolitana, delegada Adriana da Costa, titular da 1ª DPRM delegado Rodrigo Bozzetto, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, delegada Cristiane Pires Ramos, titular da 2ª DP, delegada Milena Simioli, representantes da OAB Cachoeirinha, Brigada Militar, Grupamento Mulheres Protegidas, MP/RS, Câmara de Vereadores e demais organizações da sociedade civil.


Redação: Vanessa Martins
Foto: Tiago Barbosa




Postar um comentário

0 Comentários