Cachoeirinha imunizou mais de 100 idosos contra o tétano





A campanha foi realizada neste sábado, dia 5.




A Secretaria Municipal da Saúde realizou neste sábado, dia 5, a campanha de vacinação contra o tétano, voltada a pessoas com 60 anos ou mais. No Centro do Idoso a procura pela vacina foi maior, totalizando 80 imunizações. Já no posto Décio Martins Costa, foram 12 vacinados e na Unidade Nova Cachoeirinha foram 10.

Conforme a SMS, quem não procurou os postos neste sábado para receber a vacina contra o tétano, ainda pode fazer a vacina durante o ano todo. Basta se informar na Unidade de Saúde mais próxima.

O Tétano é uma doença causada pela bactéria bacilo Clostridium tetani que invade as células do sistema nervoso central, provocando espasmos musculares dolorosos (dificuldade de engolir, rigidez de nuca, contração da face, abdômen e costas) e convulsões violentas. Tais sintomas podem surgir ou ficarem mais fortes na presença de luz, pelo toque, no ato de tossir, urinar, ou engolir e até por barulhos, podendo levar a exaustão profunda, asfixia e até a morte (40% dos casos).

A bactéria causadora do tétano pode ser encontrada em: terra ou areia contaminada com fezes de animais e humanas; águas podres; latas e pregos enferrujados; espinhos; folhas de plantas ,etc, e penetra no organismo humano através de qualquer ferimento na pele, queimaduras ou outros tipos de lesões.



Redação: Vanessa Martins/PMC

Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários