CACHOEIRINHA: Alunos da EMEF Granja Esperança lançam dois livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre




As produções que abordaram os sentimentos das crianças, envolveram cerca de 260 alunos de 10 turmas da escola

Na manhã desta segunda-feira (07), os alunos da EMEF Granja Esperança realizaram o lançamento e sessão de autógrafos de dois livros em uma das maiores feiras da América Latina: a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento ocorreu no Espaço de Autógrafos Gerdau e contou com a presença de professores, do diretor da escola e familiares.

Os livros foram escritos por cerca de 260 alunos de 10 turmas da escola e através deles, mostrou a pureza das respostas das crianças e geraram uma reflexão sobre os sentimentos delas. Foram produzidos dois modelos de livros, respeitando a etapa de desenvolvimento na aprendizagem, sendo o livro I para as turmas do Pré e 1ª ano, composto por escrita de frases e desenhos. Já o livro II conta com produções de escritas diversas (desenhos, frases, poesias rimadas, sentimentos vivenciados e a conceituação de sentimentos).

O professor Douglas Bones destacou a importância da escrita e da vinda deles em um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. “Acho importante trazer eles para esta realidade da Feira do Livro para eles terem essa compreensão da importância da escrita, de eles assinarem o livrinho deles dentro desse âmbito mais global… Nós trabalhamos por 4 meses em sala de aula, envolvemos as famílias, falamos sobre os sentimentos e realizamos diversas atividades para produzirmos estes livros”.

A temática de ambos livros são referentes aos diferentes tipos de sentimentos, onde cada professor construiu livremente suas propostas de atividades, apresentando assim, uma variedade de abordagens pedagógicas e a particularidade de cada uma das crianças. O projeto proporciona a reflexão dos alunos sobre o que sentem, além de abordar essa temática promovendo a aprendizagem das habilidades de escrita e leitura de maneira significativa.

O projeto foi idealizado em 2018 e colocado em prática pela EMEF Granja Esperança em 2022. A produção dos livros foi custeada pelas famílias dos alunos e pelo patrocínio das empresas: Rei do Churrasquinho, A Passarela dos Calçados, Super Rango, Norte e Sul Boteco & Restaurante, Mariany Luiz Cirurgiã Dentista, Loja Mairy. Maby Supermercados, OrthoDontic, Redemac Moro Fraga e Super Granjinha.

A cedência do Espaço de Autógrafos Gerdau na Feira do Livro de Porto Alegre, foi intermediada pela presidente do Instituto Cultural e Social Ágora de Cachoeirinha, Sônia Zanchetta.

Além desta atividade, os alunos das escolas da rede municipal fizeram uma visitação na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre.


Texto e foto: Vitória Karoline/PMC


Postar um comentário

0 Comentários