Câmara institui honraria “Rudinei Bittencourt” como reconhecimento aos profissionais de saúde de Gravataí



O Enfermeiro Rudinei Bittencourt exerce suas funções no Dom João Becker há doze anos. Nesse período, em conjunto com os demais colegas da assistência, ajudou a salvar muitas vidas gravataienses. Seja na Emergência, no Hospital de Campanha ou, agora, como a principal liderança da enfermagem no HDJB, sempre atuou na linha de frente. Nessa quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Gravataí reconheceu o seu trabalho ao denominar como “Rudinei Bittencourt” a sua recém-criada distinção aos profissionais de saúde do município. Uma placa será entregue anualmente ao escolhido por todos os vereadores, sempre próximo a 22 de setembro, data em que o enfermeiro começou a trabalhar no Dom João Becker. A honraria faz parte da celebração do Dia e da Semana Municipal da Gratidão, criados pelo parlamento, por meio de projeto de lei.


Motivos não faltaram para escolher o homenageado. A obstinação de Rudinei, principalmente no período mais crítico da pandemia chamava a atenção e motivava os colegas. Ele foi uma das lideranças que coordenou o Hospital de Campanha e destaca o espírito de equipe como grande diferencial para enfrentar dificuldades até então desconhecidas. “Na pandemia mostramos a nossa capacidade de superação, resiliência e trabalho em rede. Hospital, SAMU, Secretaria, postos de saúde e UPAs, todos com o mesmo propósito. Superamos as dificuldades estruturais e realmente salvamos muitas vidas preciosas em nossa região”, comenta. Segundo o enfermeiro, além de questões geradas pela pandemia, a saúde em Gravataí também possui necessidades bem complexas, que exigem alta capacitação dos profissionais. A manutenção da mesma estrutura ao longo das décadas, aliada ao repentino crescimento demográfico é só um exemplo dos desafios impostos a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no município.

Rudinei diz se sentir lisonjeado com a homenagem e encara esse momento como a consolidação de uma importante decisão que teve ainda jovem. Foi lá, no final do ensino médio, que após o resultado do teste vocacional decidiu seguir a carreira de enfermeiro. Passados alguns anos e, agora como coordenador geral da enfermagem no Dom João Becker, enfrenta novas e também desafiadoras missões. “Gostaria que esta data fosse realmente celebrada para nos fazer lembrar da importância da vida e do nosso valor como profissionais perante a sociedade. Humanizar e qualificar são nossos objetivos permanentes”, afirma.

ESPIRAL DO BEM - Para a Santa Casa, a distinção da Câmara Municipal é justa e chega em boa hora. “O Rudinei cumpre com maestria um papel significativo em nosso hospital. Durante a pandemia ele nos ajudou a coordenar o atendimento de mais de 35 mil pacientes, vivendo momentos tensos, alguns de tristeza, mas muito mais de alegrias por salvar vidas”, comenta o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston. Segundo ele, reconhecer os profissionais de Gravataí, sejam do hospital, das UPAs, das unidades básicas ou de clínicas é criar uma “espiral do bem” em benefício da saúde de quem vive no município.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, a criação do Dia Municipal da Gratidão e o Prêmio Rudinei Bittencourt tem por objetivo a promoção de eventos e ações voltados a destacar a luta diária dos trabalhadores da saúde em Gravataí. E também a manutenção e o fortalecimento da memória relativa ao que eles executaram no combate ao COVID-19. “Atenuados os piores momentos da pandemia, não podemos permitir que se esqueça tudo o que representam para o nosso município, Estado e país nesse período triste e atípico que ainda estamos vivenciando”, comenta Roger Correa. Além da homenagem aos profissionais da saúde, durante a sessão o presidente da Câmara repassou R$ 711 mil economizados em despesas administrativas da casa para o hospital Dom João Becker. Além dos vereadores, a solenidade contou com a presença do prefeito, Luiz Zaffalon, do vice, Dr. Levi Melo, do secretário municipal de saúde, Régis Fonseca e de lideranças empresariais e de entidades locais.


Via Ascom/HDJB - foto: Divulgação/CMG





Postar um comentário

0 Comentários