Prefeito Cristian avalia implementar o “Cidade Empreendedora” do Sebrae em Cachoeirinha




Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito Cristian Wasem, acompanhado de secretários e assessores, participou de uma capacitação realizada pelo consultor do SEBRAE Tiago Guerra, voltado ao planejamento estratégico municipal com base nos índices da cidade para implementação do programa “Cidade Empreendedora”.


Na ocasião, foi realizada uma análise de visão integrada e sistemática, a partir de um relatório do perfil de Cachoeirinha e de dados gerais. A equipe do SEBRAE fará uma divisão de eixos, distribuídos entre liderança, desburocratização, educação e compras. Com todos estes aspectos, visa construir ações para que a Prefeitura possa desenvolver o programa Cidade Empreendedora.

De acordo com o consultor do SEBRAE, essas ações resolverão os problemas da população: “a partir destes indicadores, pontuaremos os principais problemas que necessitam de maior atenção e criaremos planos para solucioná-los de forma efetiva, com uma ferramenta simples, um plano de ação e cronograma eficaz”, finaliza o consultor.

O prefeito Cristian salientou a importância da Sala do Empreendedor para a população: “é importante a cidade estar conectada às secretarias, tendo as mesmas informações e assim poder resolver todos os problemas em um único local. Com isso, teremos a desburocratização do empreendedorismo. A Sala do Empreendedor vai organizar a rotina para a população e assim terá a segurança da resolução de determinado problema, dentro da prefeitura”, finalizou Cristian.

Em 2020, a Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMSTDE), assinou um contrato com o SEBRAE para auxiliar no desenvolvimento de programas e estratégias para implementação de projetos para o município. Com a atual gestão, os processos foram iniciados e a previsão é de que a sala do empreendedor seja finalizada até o final do mês de julho.

A secretária da SMSTDE Sueme Pompeo de Mattos falou sobre os processos da Sala do Empreendedor: “estamos felizes com a agilidade dos processos deste novo espaço. Tudo isso está acontecendo para contribuir e ajudar os empreendedores e a população de Cachoeirinha. Sabemos o quão burocráticas são as questões que envolvem o empreendedorismo e queremos descomplicar e solucionar esses problemas de forma eficaz”, afirmou.

A localização desta nova sala será na entrada da sede da prefeitura. No complexo estarão centralizados todos os serviços que atenderão as necessidades dos empresários, como Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Alvará, MEI, Fazenda, bancos, que ofertarão microcréditos, orientação jurídica e um espaço de coworking que será disponibilizado sob agendamento.

De acordo com os dados da RedeSIM, a cidade de Cachoeirinha teve um crescimento de 34% na abertura de empresas, entre os anos de 2019 a 2021, sendo 7.861 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 1.845 ME (Microempresas), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e outros. No primeiro trimestre de 2022, o município teve a abertura de 787 MEIs e 143 ME, EPP e outros.


Entenda o que é a RedeSim


É um sistema da Junta Comercial para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, com o objetivo de conceber e implantar um sistema integrado que permite a abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia.


Texto: Vitória Karoline/PMC - Edição: Vanessa Martins/PMC
Foto: Fernando Planella/PMC - 23/06/2023





Postar um comentário

0 Comentários